Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Como os grandes edifícios - hotéis, hospitais e escritórios - podem ser mais eficientes e confortáveis para os utilizadores?

Panasonic02/05/2024

A Panasonic Heating & Cooling Solutions expandiu o seu portfólio de soluções de ventilação e climatização com bombas de calor (ar-ar e ar-água), mas também com bombas de calor compactas condensadas por ar, chillers, unidades ventilo-convectoras e unidades rooftop. Esta vasta gama oferece um design totalmente personalizável para se adequar aos requisitos cada vez mais exigentes dos projetos.

Imagen
Os grandes edifícios com gestão técnica centralizada, assim como os edifícios residenciais (habitação, residências de estudantes ou lares de idosos), hotéis, hospitais e até escritórios exigem uma grande procura de infraestruturas.

Em primeiro lugar, é necessária a climatização, tanto para o aquecimento como para o arrefecimento dos espaços - pequenos e médios - que devem poder ser controlados individualmente. Também é necessário climatizar outros tipos de espaços como receções, salas de estar, restaurantes, ginásios e outras salas de média e grande dimensão.

Em segundo lugar, a produção de grandes quantidades de água quente sanitária para fornecer aos quartos e cozinhas, etc. Em hotéis, a água quente sanitária terá de ser adicionada a áreas como spas, zonas de duche, piscinas aquecidas ou jacuzzis.

Encontrar uma solução integrada para todas as necessidades é, portanto, um enorme desafio, quer se trate de uma construção nova ou reabilitação. Tudo isto sem descurar os requisitos de eficiência, sustentabilidade e conformidade com a regulamentação em vigor.

A Panasonic Heating & Cooling Solutions expandiu o seu portfólio de soluções de ventilação e climatização com bombas de calor (ar-ar e ar-água), mas também com bombas de calor compactas condensadas por ar, chillers, unidades ventilo-convectoras e unidades rooftop. Esta vasta gama oferece um design totalmente personalizável para se adequar aos requisitos cada vez mais exigentes dos projetos.

Relativamente aos sistemas hidrónicos ar-água da Panasonic, estes podem oferecer conforto e elevada eficiência, utilizando o ar exterior como fonte de transferência de energia. Além disso, esta gama oferece uma vasta escolha de fluidos frigorigéneos: R290 (GWP = 3) de origem natural para uma solução mais sustentável ou, em alternativa, os fluidos R32, R513A ou R410A. De modo a garantir uma grande variedade de aplicações as potências térmicas estão compreendidas entre os 20 kW e os 1.240 kW.

Entre estas soluções, destacam-se as unidades ECOi-W AQUA-G Blue, uma bomba de calor ar-água reversível sustentável e altamente eficiente, ideal para grandes aplicações comerciais, industriais ou residenciais, que requeiram a produção de água fria ou quente para a climatização e ainda a produção de água quente sanitária. Está disponível com potências de 50kW, 60kW, 70kW e 80kW.

Imagen

Como aspetos mais inovadores desta nova gama destacam-se:

 

1- Prevenção da legionella sem necessidade de elementos externos.

Comparando a solução oferecida pela Panasonic ECOi-W AQUA-G Blue com as bombas de calor ar-água tradicionais (por exemplo, unidades a R32 que são capazes de fornecer água até 50°C a -10°C no exterior), verifica-se que o facto de ser capaz de produzir água quente sanitária acumulada sempre acima dos 60°C (uma temperatura linibidora para este tipo de bactérias) torna possível prescindir de qualquer sistema de choque térmico externo, como resistências elétricas ou caldeiras de reserva.

 

2- Potência máxima num espaço mais pequeno.

Alguns sistemas existentes no mercado requerem a instalação de depósitos em série para maximizar a estratificação e eficiência, o que se traduzirá em instalações mais complexas e que ocupam muito espaço. No entanto, as bombas de calor R290 não necessitam desse armazenamento estratificado e, por conseguinte, permitem simplificar a instalação. Além disso, podem ser combinadas até oito unidades utilizando o controlo significa que é possível obter 640 kW de potência térmica com redundância, reserva e rotação programada num espaço muito pequeno.

 

3- Fluidos frigorigéneos naturais e eficiência.

Atualmente, para se atingir água a alta temperatura com bombas de calor é usual recorrer-se a equipamentos com duplo estágio de compressão com circuitos a R410A ou o R134a. Estas unidades com circuitos em cascata não atingem eficiências muito elevadas e não cumprem os requisitos de sustentabilidade estabelecidos pelas normas relativas a edifícios e sistemas de aquecimento. Além disso, estão associados a um elevado poder de aquecimento global (GWP), o que não acontece com os fluidos naturais como o R290.

 

4- Multitarefa.

Ao contrário dos sistemas de produção de AQS de alta temperatura mais comuns no mercado, o ECOi-W AQUA-G Blue também permite produzir água arrefecida. Este elemento diferenciador garantirá aos projetistas uma maior flexibilidade na conceção das soluções, uma vez que podem preconizar estas unidades como apoio do serviço de arrefecimento durante o verão, quando as necessidades de água quente sanitária são menores.

Com a nova bomba de calor ECOi-W AQUA-G Blue, a Panasonic está a avançar em relação aos objetivos do regulamento relativo aos gases fluorados, utilizando fluidos não fluorados como o R290. Este fluido natural, promovido pela UE através da diretiva relativa aos gases fluorados, para além de ser considerado um gás mais sustentável, é também mais económico.

Como parte do seu desenvolvimento estratégico, e intimamente ligada aos objetivos de descarbonização do planeta, a Panasonic continua a desenvolver soluções com fluidos frigorigéneos inovadoras, de elevado desempenho, eficientes e de baixo impacto para o meio ambiente. Deste modo, a Panasonic continua a alinhar a sua atividade com o seu Plano de Impacto Verde (Green ImpACT), que visa reduzir as emissões em toda a cadeia de valor e evitar mais de 300 milhões de toneladas de CO2 até 2050.

REVISTAS

Siga-nosPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.VulcanoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    13/05/2024

  • Newsletter O Instalador

    06/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial