Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Geberit Mepla combina as vantagens das tubagens de plástico e as de metal

08/05/2024
Sistema de tubagens multicamada permite a instalação fácil e segura do abastecimento de água.
Imagen
A Geberit apresenta o Geberit Mepla, um sistema de tubagens multicamada para o abastecimento de água combina as vantagens do metal e do plástico. Como explica a empresa, a sua grande flexibilidade e facilidade de união por compressão garantem a sua rápida instalação e, além disso, cumpre todas as normas e regulamentos aplicáveis vigentes.

O Geberit Mepla é o resultado de quase 20 anos de desenvolvimento em sistemas de tubagens multicamada, permitindo uma instalação fiável, segura e rápida de água potável e sistemas de aquecimento. Agora, o sistema apresenta ainda mais variedade de diâmetros de tubagem (de 16 a 75 mm) e 300 acessórios (fabricados em PVDF e em bronze industrial) de união por compressão que facilitam todos os trabalhos de instalação.

Imagen

Três camadas: resistência e flexibilidade

Mais resistentes à corrosão e mais leves do que as tubagens de metal; mais estáveis e resistentes do que as tubagens de plástico. Geberit Mepla combina as vantagens de ambos os tipos de tubagem. A camada de plástico exterior é fabricada em polietileno (PE-RT de segunda geração) e serve de proteção contra a corrosão e os danos mecânicos. A grossa camada central de alumínio, soldada longitudinalmente, consegue que a tubagem seja estável e flexível, ao mesmo tempo que reduz o grau de dilatação dos tubos e são necessários menos pontos de fixação do que com as tubagens de plástico. A camada interior, também fabricada em PE-RT de segunda geração, é resistente à corrosão e segura para uso alimentar. Tem uma rugosidade da superfície de apenas 0,7 μm, de modo que é mais difícil que o calcário e as películas biológicas adiram ao interior do tubo.
Imagen

Instalação fácil e segura

Graças à sua incomparável flexibilidade, as tubagens com as dimensões d16 e d20 podem curvar-se manualmente muito facilmente. Com uma máquina curvadora curvam-se os tubos de até d50. Por outro lado, o modelo dentado dos acessórios de união plásticos e os anéis de fixação dos acessórios metálicos permitem atingir uma elevada força de retenção dos acessórios na tubagem e evitam que estes saiam da tubagem durante a instalação. Desta forma, o sistema instala-se, alinha-se e comprime-se muito facilmente e poupa-se tempo e custos durante o processo de instalação.

A ligação dos tubos e dos acessórios faz-se por compressão sem casquilho, comprime-se diretamente na tubagem, o quer permite um controlo total da profundidade de inserção. Isto é possível graças à camada de alumínio do interior da tubagem e ao design inovador dos acessórios que garantem uma união fiável e duradoura. Além disso, assim que o sistema estiver pronto para a compressão, é possível verificar cada ligação imediatamente para garantir que cada tubagem está na posição correta. O sistema é totalmente fiável dado que, durante os testes de estanquidade, os acessórios que não estão prensados apresentam fugas. Ou seja, o teste final de pressão só poderá realizar-se se se tiverem prensado corretamente todas as uniões, o que garante a estanquidade da instalação.

Empresas ou entidades relacionadas

Geberit - Tecnologia Sanitária, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial