Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

«Produção de energia solar dependente de regulação»

Revista O Instalador04/05/2018
Renováveis são o vector de descarbonização mais eficaz da economia portuguesa.
Imagen

A APREN assinalou o Dia do Sol com uma mesa redonda dedicada à produção de energia solar em Portugal.


O evento realizou-se no Instituto Superior Técnico em Lisboa, e contou com a participação de produtores em mercado, instaladores, investigadores e associações que analisaram os desafios que se colocam à energia solar em mercado, as tendências tecnológicas do sector e a evolução dos custos de produção.


O painel de oradores destacou a importância da energia solar em Portugal, que apesar de registar ainda níveis de penetração muito pequenos, irá decuplicar a sua capacidade de instalação nos próximos seis ou sete anos.


Os intervenientes analisaram aindade que forma é que estas alterações vão impactar as redes, o tecido industrial ou mesmo as entidades institucionais.


Para a associação que representa o sector das renováveis, estes desafios irão exigir uma estabilidade do quadro regulatório e um trabalho coordenado de todos os intervenientes no processo.


No encontro foi ainda evidenciada a importância das renováveis na descarbonização da economia Portuguesa.


Para José Medeiros Pinto, Secretário Geral da APREN, «as renováveis na produção de electricidade são o vector de descarbonização mais eficaz da economia portuguesa no médio e longo-prazo. Mas, para que este cenário se verifique, é fundamental que as renováveis assumam um papel dominante na geração de electricidade (80% até 2030 e 90% até 2050), sobretudo através da produção hídrica, eólica onshore e solar PV. Esta última, devido à sua fácil instalação, tanto no tecido urbano como em empresas e residências, tem sido cada vez mais responsável pela transição energética, e tem contribuído para a dinamização do autoconsumo e para a colocação do consumidor no centro da revolução energética».


No encontro foram ainda analisadas as projeções para 2050 no que respeita à descarbonização custo-eficaz, um estudo desenvolvido pela APREN e pelo Centro de Investigação Ambiental e de Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e que concluiu que a escolha de trajetórias para o sector eléctrico de elevada mitigação de CO2, conduz a menores custos unitários no sistema eléctrico nacional.


Este relatório permitiu demonstrar que o custo unitário de produção de electricidade nos cenários de mitigação será, até 2050, cerca de 22% a 27% inferior ao cenário conservador em que as renováveis cresçam a um ritmo mais lento, e sem considerarem a descarbonização.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial