Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Descarbonização dependente do crescimento das renováveis

Revista O Instalador31/05/2018
A APREN assinalou o Dia Mundial da Energia através da realização de um seminário que reuniu, na sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, vários actores da área da energia.
Imagen

Foram abordados diversos temas relevantes para o sector, como o combate às alterações climáticas nos próximos anos, o papel das renováveis na neutralidade carbónica e o novo paradigma do transporte rodoviário sem emissões.


Para António Sá da Costa, Presidente da APREN, «mais do que assinalar o dia mundial da energia, pretendemos com este encontro lançar a discussão sobre variados aspectos relacionados com o combate às alterações climáticas, nomeadamente no que respeita ao uso futuro da energia e as suas implicações na política energética nacional. Para a APREN é urgente debater as melhores estratégias para alcançarmos um futuro mais verde e sustentável, sem descurar o custo para o consumidor e traçar as grandes linhas de actuação para atingirmos os objectivos pretendidos».


«Em virtude das profundas mudanças tecnológicas, o sector energético encontra-se numa transição de paradigma. Hoje mais do que nunca é fundamental sensibilizar os decisores políticos, a indústria e os cidadãos, e estabelecer quadros regulatórios adequados a esta mudança. É ainda fundamental definir estratégias e planos que promovam a estabilidade e incentivem o desenvolvimento concertado de tecnologias custo-eficientes. O papel que desempenharmos hoje vai ser fundamental para atingirmos os níveis de descarbonização necessários, mas isso só vai ser possível quando a contribuição da electricidade renovável for de 85% em 2030 e de 94% em 2050», conclui o responsável.


No seminário, Filipe Duarte Santos, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, apresentou os desafios das alterações climáticas nos séculos XXI e seguintes, e alertou para o aumento do CO2 e do efeito de estufa gerado por influência da utilização dos combustíveis fósseis. Aproveitou ainda a oportunidade para reforçar a forte dependência dos combustíveis fósseis e alertou para a necessidade de inversão desta tendência.


No encontro, Júlia Seixas, Professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, realçou o papel das renováveis na redução da dependência energética e analisou as múltiplas oportunidades para a neutralidade carbónica, destacando ainda o importante papel das florestas na conquista desta neutralidade.


Júlia Seixas evidenciou também algumas das conclusões de um estudo, realizado pela APREN e pelo Centro de Investigação Ambiental e de Sustentabilidade da FCT - UN, que conclui que as renováveis são o vector de descarbonização mais eficaz na economia nacional. No entanto, realçou que, para que este cenário se verifique, é fundamental que as renováveis assumam um papel dominante na produção de electricidade (80% até 2030 e 90% até 2050).


Francisco Ferreira, Engenheiro e Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Presidente da ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, encerrou o painel de oradores do encontro e apresentou um novo paradigma a caminho de “zero emissões” no transporte rodoviário, um sector responsável por 96% das emissões no nosso país e o mais viável em termos de descarbonização.


Francisco Ferreira defende a necessidade de se efectuar uma transformação urbana que alavanque aspirações para estilos de vida mais saudáveis e para a existência de cidades prósperas e eficientes, de forma a impulsionar a descarbonização dos transportes públicos.


O Presidente da ZERO reforçou no encontro que, mais do que em transportes, devemos falar de mobilidade, e para isso defende a necessidade de serem analisadas as alterações tecnológicas e as constantes alterações no modo de vida das pessoas.


Defendeu ainda a implementação de uma estratégia que evite viagens desnecessárias e que potencie a intermodalidade e o transporte partilhado.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial