218820160    oinstalador@gmail.com

O Instituto Superior Técnico (IST), as unidades de investigação CERIS, CJP e CIDP e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organizam, nos dias 19 e 20 de Outubro, em Lisboa, a conferência internacional "Sustainable Drainage 2017", dedicada ao planeamento, regulação e gestão de sistemas de drenagem urbana.


Foto: Renate Dodell

A Conferência, que decorrerá na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem como principal objectivo «a promoção de um diálogo multidisciplinar acerca do tópico da drenagem urbana sustentável, da gestão integrada de sistemas de drenagem, regulamentação, planeamento e os diferentes aspectos legais, sociais e económicos», adiantam os organizadores. 

Os promotores explicam a necessidade de debater estes problemas, nomeadamente pela ocupação urbana de áreas rurais nas décadas mais recentes que tem promovido alterações críticas nos ciclos hidrológicos. 

Além disso, «a intensidade e frequência de eventos climáticos catastróficos tem aumentado, em virtude das alterações climáticas, o que tem forçado a sociedade a reexaminar as infra-estruturas urbanas de drenagem».

As mais recentes linhas estratégicas de planeamento e gestão têm como principal objectivo a sustentabilidade a longo-prazo da infra-estrutura urbana de drenagem, oferecendo uma nova visão sobre a qualidade da água e permitindo a implementação de sistemas de controlo de cheias e monitorização da poluição.

Neste âmbito, os principais temas da "Sustainable Drainage 2017" serão as políticas urbanas de sustentabilidade, gestão da água, drenagem de águas pluviais, governança da drenagem urbana, planeamento urbano, mecanismos institucionais e legais de drenagem urbana, organização de serviços de drenagem, melhores práticas e avaliação do desempenho de sistemas de drenagem.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview