218820160    oinstalador@gmail.com

Se nada se alterar prevê-se que em 2050 haja 150 milhões de refugiados climáticos, e de 500 a 600 milhões de pessoas estarão em risco.


Texto: Revista O Instalador

 As alterações climáticas e o aquecimento global vão provocar 150 milhões de refugiados em 2050 se nada for feito para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa. E cerca de 10% da população mundial estará em risco de deslocação forçada, externa e internamente nalguns países mais expostos às alterações climáticas mais severas. 

As causas directas das alterações climáticas far-se-ão sentir pela subida do nível da água do mar nas zonas costeiras e pelo aumento do número de desastres naturais. Indirectamente isso vai provocar fome, conflitos sociais e bélicos. 

A Fundação Justiça Ambiental, do Brasil, salienta algumas das regiões que serão mais afectadas pelas alterações climáticas: a Amazónia, países à volta do lago Chade, em África, algumas regiões da China sobrelotadas e poluídas, e pequenas ilhas oceânicas, como as Maldivas, que poderão simplesmente deixar de existir. 

Os habitantes desses e de outros locais tenderão a encetar deslocações para regiões consideradas mais apelativas, como o norte e o centro da Europa o a América do Norte. 

De acordo com um relatório do Norwegian Refugee Council, entre 2008 e 2014 uma pessoa a cada segundo foi forçada a abandonar o olocal onde sempre viveu para ir à procura de outras condições de vida. . Segundo a ONU, actualmente há 64 milhões de deslocados em todo o mundo. 

Países com menos recursos e menos infra-estruturas tendem a ter um maior número de migrantes que querem partir para outros locais e outros países. Secas, inundações e tempestades catastróficas levam à perda de terras aráveis, o que provoca fome e escassez de água. 

As organizações ambientalistas internacionais são da opinião que o problema dos refugiados climáticos só podem ser atenuados se os países e os governos desses países levarem a sério as ameaças das alterações climáticas e do aquecimento global.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview