218820160    oinstalador@gmail.com

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Fotografia. E sem a fotografia a defesa do ambiente não seria a mesma coisa. Seria bom que o futuro do ambiente fosse dourado.


Texto e foto: José Alex Gandum

No Dia Mundial da Fotografia é bom pensar que a fotografia pode servir para duas coisas: registar a natureza e o ambiente, e como alerta para os desastres e os atentados ambientais.

Mais do que as palavras ou as imagens em movimento, a fotografia é uma das "armas" principais das associações ambientalistas. Porque ela é instantânea e de fácil e rápida difusão.

As redes sociais, como o Facebook, Twitter ou Instagram têm sido fundamentais  nos últimos anos para alertar as pessoas para a dimensão das alterações climáticas, por exemplo.

E nem é preciso ser um fotógrafo profissional para registar e dar a conhecer belezas naturais e/ou desastres naturais ou desastres provocados directa ou indirectamente pela intervenção humana.

Com o digital, a fotografia hoje não tem limites. E é necessário que as pessoas andem sempre munidas de uma máquina, por pequena que seja, ou de um smartphone.

Há situações ambientais que não podem esperar, que devem ser registadas ou divulgadas no momento. Talvez assim as pessoas menos atentas se apercebam que o clima está a mudar e que ainda estamos longe de encontrar o ponto de retorno, se é que um dia o vamos atingir.

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.
Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
No dia Mundial da Fotografia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras. O Dia Mundial da Fotografia consiste na celebração da arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objectivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo actual.
A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview