Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Oceano Árctico está a diminuir invadido pelo Oceano Atlântico

Revista O Instalador30/06/2018
Com base num estudo publicado na 'Nature Climate Change', e devido ao aquecimento global, o oceano Árctico está a diminuir em favor do oceano Atlântico, o que provoca uma rápida alteração do regime climático.
Imagen

Texto: José Alex Gandum

«Menos gelo a partir do interior do Árctico provocou uma perda de água doce de 40 por cento no Mar do Norte, causando uma estratificação mais fraca e uma maior mistura vertical com a camada profunda do Atlântico» explicou o principal autor da nova pesquisa, Sigrid Lind, do Instituto de Pesquisa Marinha e do Centro Bjerknes para Pesquisa Climática.

Seria necessário voltar atrás vários milhares de anos, até à última glaciação, para encontrar alterações climáticas semelhantes: «estamos a testemunhar um evento rápido de mudança climática de um tipo que só tinha sido observado anteriormente na história climática passada da Terra", acrescentou Lind.

A alteração climática terá conseqüências generalizadas para o ecossistema. A situação pode tornar-se crítica para o ecossistema árctico no norte, incluindo mamíferos marinhos associados ao gelo, tais como ursos polares. Bacalhau e outras espécies comerciais de peixes no sul do Mar de Barents já estão a expandir-se para as regiões do norte.

O norte do mar de Barents é a região de fronteira do domínio do Ártico e desempenha um papel especial no sistema climático. Aqui, o árctico frio e estratificado, coberto de gelo marinho, enfrenta o domínio atlântico morno e moderado. A região fronteiriça é a região mais sensível do Árctico e a primeira a perder na batalha contra a água do Atlântico, argumenta o estudo.

O estudo é baseado num extenso conjunto de observações da temperatura do oceano e da salinidade registados anualmente durante cinco décadas, de 1970 a 2016, pelo Instituto Norueguês de Pesquisa Marinha e pelo Instituto Marítimo russo PINRO. Ele também recorre a dados de satélite de gelo do National Snow and Ice Data Center.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial