Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Etiqueta Energética destaca o solar térmico nas soluções de aquecimento

Revista O Instalador03/10/2016
A etiqueta energética de aquecimento entrou em vigor há um ano para apoiar o consumidor na identificação dos aquecedores e sistemas de aquecimento mais eficientes no mercado.

Esta etiqueta, em linha com a etiqueta energética de presença obrigatória em vários electrodomésticos, é particularmente relevante dada a importância das soluções de aquecimento no desempenho energético das habitações. É portanto uma peça de comunicação fundamental no apoio à decisão de aquisição de soluções mais eficientes, com menor consumo energético, menor impacto ambiental e menores custos na fatura energética.


«A etiqueta energética é uma ferramenta excelente e de fácil compreensão que permite ao consumidor tomar decisões mais conscientes relativamente ao seu novo sistema de aquecimento», afirma Robin Welling, Presidente da ESTIF - Federação Europeia da Indústria Solar Térmica.


Em vigor desde 26 de Setembro de 2015, serve para classificar o desempenho energético de todas as novas soluções de aquecimento ambiente e/ou de preparação de água quente em toda a União Europeia, sendo a sua emissão da responsabilidade do fabricante, distribuidor ou instalador, dependendo do tipo de sistema (pré-fabricado ou customizado).


Na fase de consulta ao mercado e receção de propostas, o consumidor deve saber a classe energética e conhecer a etiqueta energéticabem como receber a demais documentação com as características relevantes, referentes às opções de aquecimento escolhidas.


Para facilitar a emissão da etiqueta dos sistemas por parte dos profissionais, foi desenvolvida uma ferramenta online, de acesso gratuito, disponível em: https://www.label-pack-a-plus.eu/portugal/calcule-a-etiqueta/.


«Até ao momento a grande maioria dos produtos e sistemas são rotuladospelo fabricante», afirma Welling. O desafio está nos sistemas customizados, compostos pelo instalador com componentes de várias marcas, para dar resposta às necessidades específicas de um consumidor. São essencialmente estes profissionais que necessitam de apoio e formação para lidar com a regulamentação da etiquetagem de aquecimento.


Em Portugal o consórcio do projecto Label Pack A+, constituído pela ADENE - Agência para a Energia, APISOLAR - Associação Portuguesa da Indústria Solar e DECO - Associação de Defesa do Consumidor, têm vindo a organizar várias sessões de formação, por todo o país, dedicadas aos vários profissionais do sector e ao consumidor.


«Para a indústria solar este é um ponto de viragem. A etiqueta de sistemas traz para junto do consumidor uma solução de aquecimento integrada com equipamentos solares térmicos reconhecida pela sua eficiência energética e vantagens económicas. É uma oportunidade única na credibilização do mercado solar e na promoção do aquecimento solar», diz João Carvalho, Presidente da APISOLAR.


Também para as entidades de vigilância do mercado, a etiqueta de sistemas representa um novo desafio, agora com um cuidado acrescido na verificação do cumprimento da regulamentação deste tipo de soluções.


As acções junto dos profissionais e do consumidor vão continuar ao longo de 2016 e 2017. Para saber mais sobre a etiquetagem energética de aquecimento e participar nas acções de informação e formação consulte https://www.label-pack-a-plus.eu/portugal/.


Fonte: ADENE

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial