218820160    oinstalador@gmail.com

A Endesa assinou um acordo de eficiência energética com o Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, um dos concessionários do porto de Leixões, através do qual se conseguiu uma poupança de 70% no consumo de iluminação do porto.


Localizado em Matosinhos, o porto de Leixões exporta para mais de 184 países de todo o mundo e movimenta uma média de 1,4 milhões de toneladas de mercadorias por mês, o que representa 25% do comércio internacional português.

O acordo assinado entre a Endesa e o Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, com uma duração de 5 anos, levou à substituição de 184 luminárias por tecnologia LED de alta eficiência em distintas torres de iluminação do porto. Estas torres alcançaram uma altura entre os 15 e os 25 metros.

Esta medida, levada a cabo em 33% da área do porto, permitiu uma redução significativa do consumo energético de iluminação, que passou de 800 MWh por ano para menos de 250 MWh. Esta diminuição representa uma poupança anual de 60.000 euros e uma redução de cerca de 227 toneladas de CO2 por ano, equivalentes a 73.000 árvores plantadas.

Por outro lado, em Agosto, a Endesa renovou o contrato de fornecimento de energia em todo o porto de Leixões, o segundo maior em Portugal. Este contrato, que tem 12 meses de duração e um valor de 3 milhões de euros, permitirá uma poupança na factura da electricidade do porto de cerca de 250.000 euros.

A Endesa opera no mercado liberalizado português desde Maio de 2002 e é líder de clientes industriais em Portugal com uma quota de 25%. Em 2015, a Endesa forneceu mais de 7.500 GWh, e conta com mais de 174.000 clientes no mercado eléctrico de Portugal. No sector da eficiência energética, a Endesa está a dar cartas em Portugal, graças aos mais de 40 projectos adjudicados durante o primeiro semestre de 2016 e que representam um investimento de mais de 2 milhões de euros.

A Endesa está também a promover diferentes produtos de eficiência junto de empresas de diversos sectores de actividade, que vão desde cadeias de distribuição e indústria até administração pública e serviços, como o próprio porto de Leixões. Nestes produtos incluem-se a instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo; a substituição de luminárias por LED, como é o caso do porto de Leixões; o aumento da tensão aos seus clientes; ou projectos de gás natural.

Tudo isto graças ao facto de a Endesa adequar o modelo de eficiência que melhor se adapta às necessidades dos seus clientes, oferecendo desde produtos-chave na mão até projectos de investimento.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview