Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Renováveis: conheça o pelotão da frente

Revista O Instalador01/08/2018
Segundo o EcoWatch, a Islândia é o país com a maior produção de energia limpa por pessoa.
Imagen

Quase 100% da energia da Islândia provém de fontes renováveis. Grande parte da energia eléctrica vem das centrais geotérmicas e hidreléctricas.

A Suécia é outro país que segue na linha da frente. Em 2015 o país comprometeu-se a eliminar o uso de combustíveis fósseis, em 25 anos. Mais de metade da energia do país deriva de fontes renováveis, como a energia hidreléctrica e a eólica.

A Noruega é outro exemplo, sendo que quase toda a energia da nação é criada através de fontes renováveis. A Noruega tem também o maior número de carros eléctricos per capita.

A Dinamarca quer, até 2050, ficar livre dos combustíveis fósseis, ao investir principalmente em energia eólica. Em 2014, o total de energia que era criado através de fontes renováveis era de quase 30%.

Sendo o país mais poluidor do mundo, a China teve de melhorar muito no que diz respeito às energias renováveis, sendo que é hoje o maior investidor em renováveis.

A geografia da Costa Rica, por exemplo, permite que este atenda às necessidades energéticas, ao recorrer às energias hidreléctrica, geotérmica e solar. Em dois anos o país conseguiu funcionar a 100% com energias alternativas, durante dois meses.

À semelhança da Costa Rica, a Nicarágua tem igualmente acesso à energia geotérmica devido ao grande número de vulcões que existem no país. O governo fez um investimento em fontes de energia solar e eólica e até 2020 o país deseja tornar-se 90% dependente de energias renováveis.

Mas é no Chile que está concentrada a maior central de energia solar da América do Sul, mais precisamente no Deserto de Atacama, sendo que a Associação de Energias Renováveis do Chile deseja que, em 2040, a energia eléctrica do país derive totalmente das energias renováveis.

Em termos de energia eólica, o Reino Unido tem um grande potencial devido às condições climatéricas. Parques eólicos conectados em rede e turbinas autónomas geram, neste momento, mais energia do que as centrais de carvão. Este ano, a Escócia bateu o resto do Reino Unido ao conseguir suprimir cerca de 70% da necessidade energética, sem o uso de combustíveis fósseis.

Já a Alemanha, que tem investido em energia solar, atingiu um novo marco histórico já este ano, ao conseguir cobrir cerca de 100% da utilização de energia eléctrica com fontes renováveis. A éolica é outra aposta da Alemanha nesta senda renovável.

Portugal tem sido um país-modelo também nesta matéria. No início de 2018, Portugal gerou a quantidade suficiente de energia renovável para fornecer o país durante um mês. De acordo com as previsões, por volta de 2040 as energias renováveis serão suficientes para satisfazer as necessidades eléctricas.

REVISTAS

Ordem dos EngenheirosVálvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    21/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    14/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial