Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A partir de 1 de Setembro: produção e venda de lâmpadas de halogénio proibidos

Revista O Instalador31/08/2018
A partir de amanhã, dia 1 de Setembro, a produção e a venda de lâmpadas de halogénio estarão proibidos nos países da União Europeia. Em sua substituição pretende-se que aumente a utilização de lâmpadas LED.
Imagen

Texto e foto: José Alex Gandum

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as lâmpadas de halogénio ainda são utilizadas em quase 1/4 dos lares portugueses, o que, em termos médios, corresponde a 7,5 lâmpadas por cada alojamento.

Por isso, o dia 1 de Setembro vai significar uma alteração significativa no modo de iluminação das residências e dos locais de trabalho ou lazer. A União Europeia (UE) obriga a mudar para a iluminação LED, energeticamente mais eficiente, com a vantagem de as lâmpadas terem uma vida muito mais prolongada que as convencionais ou as de halogénio.

As lâmpadas LED utilizam até menos 80% de energia e podem durar até 15 vezes mais que as tradicionais, dependendo estas relações das marcas das lâmpadas. A UE pretende com esta decisão uma poupança significativa por parte dos consumidores e uma redução da pegada ecológica. Os especialistas dizem ainda que a iluminação LED é muito mais versátil, permitindo ter um acesso seguro a opções e temperaturas de cores, qualidade e design.

Os responsáveis sabem, no entanto, que a mudança do halogénio para o LED passa muito pelos comportamentos, prevendo que - e apesar de serem só vantagens - muitas pessoas não irão aderir de ânimo fácil. Os mais optimistas referem, no entanto, e no caso dos consumidores portugueses, que a "revolução" dos sacos de plástico, em Fevereiro de 2015, constituiu uma surpresa para todos os quadrantes, desejando que algo semelhante se passe em relação às lâmpadas.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial