Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Electricidade: custos do sistema nacional com corte de €20 milhões

Revista O Instalador11/10/2016
O Governo aprovou uma revisão em baixa na taxa de juro aplicada à dívida tarifária do sector eléctrico, medida que permitirá encolher os custos do sistema eléctrico nacional em cerca de 20 milhões de euros por ano, a vigorar a partir de Janeiro.

A notícia, avançada pelo Expresso, dá conta de que a poupança terá reflexo nas facturas a pagar pelos consumidores de energia em 2017, atenuando o aumento tarifário em que o regulador está a trabalhar.


O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, já assinou uma portaria que baixa para 1,88% a taxa de juro aplicável à dívida tarifária associada ao sobrecusto da produção do regime especial (PRE, que agrega energia de fontes renováveis e cogeração).


Os detentores da dívida tarifária da electricidade (a EDP e um conjunto de entidades financeiras) são remuneradas a taxas diferenciadas, de acordo com o momento em que cada ‘tranche’ de défice tarifário foi criada.


A dívida associada ao custo da PRE em 2012, que está agora no seu último ano de amortização, é remunerada com uma taxa de 6,32%. Mas a ‘tranche a nova dívida gerada em 2016 (a recuperar através das tarifas de energia durante cinco anos) tem associado um juro de 2,24%.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial