218820160    oinstalador@gmail.com

“Preparar o mundo para uma economia neutra em carbono. Quais as estratégias empresariais necessárias?” é o tema da Conferência Anual do BCSD 2016 que decorre no próximo dia 20 de Outubro, entre as 9h30 e as 13h15, em Lisboa.


Além de António Mexia, Presidente da Direcção do BCSD Portugal e Presidente Executivo da EDP, o evento conta com intervenções de Jonas Hoffmann da consultora NormannPartnersIvo Mulder da United Nations Environment Programme (UNEP), Rui Bento da UBER, João Pedro Tavares da Accenture Portugal, José Palma-Oliveira da Universidade de Lisboa, Tiago Domingos do Instituto Superior Técnico e João Dias da  Porto Business School.

O evento tem como objectivos contribuir para a reflexão sobre as mudanças que as empresas terão de realizar para se conseguir caminhar para uma economia que seja neutra (net zero) em carbono na segunda metade do século, respondendo assim ao desafio legal do Acordo de Paris que entrará em vigor no próximo dia 4 de Novembro.

A conferência é também palco de lançamento do mais recente projecto do BCSD denominado “Meet 2030: Energia, clima e crescimento económico – oportunidades de negócio em Portugal”.

Meet 2030, desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST), é um projecto com duração de um ano - Outubro de 2016 a Outubro de 2017 - que vai: a) desenvolver cenários para Portugal em 2030 tendo em conta o compromisso nacional e Europeu para alcançar a neutralidade carbónica;  b) identificar potenciais novos sectores de actividade económica que poderão surgir neste contexto; c) identificar soluções com maior potencial valor acrescentado e contribuir para uma policy action, que permita definir prioridades estratégicas a nível nacional e internacional nesta matéria. 

O projecto assenta num contexto de implementação do Acordo de Paris, e pretende identificar como o sector empresarial Português se pode vir a posicionar em 2030, utilizando por base metodológica o papel central da energia no crescimento económico, na competitividade dos sectores e no desenvolvimento de novos modelos de negócio. O nome Meet 2030 surge porque o BCSD vai convidar os seus associados a conhecer o futuro - o projecto vai identificar potenciais novos sectores de actividade económica, novos produtos e processos, novas vantagens competitivas, novas oportunidades de novos negócios e novas áreas de exportação para as empresas portuguesas em 2030. O nome está em inglês para responder ao objectivo de projecção internacional. 

BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável agrega e representa empresas que se comprometem activamente com a sustentabilidade e é um dos dinamizadores nacionais da transição para uma economia de baixo carbono, que valorize os ecossistemas e que seja geradora de bem-estar na sociedade.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview