Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Impacto das alterações climáticas fora da agenda das PME portuguesas

Revista O Instalador20/12/2016
O impacto das alterações climáticas não faz parte das principais preocupações dos empresários nacionais, já que 27% das pequenas e médias empresas portuguesas inquiridas no estudo “Zurich PME: Riscos e Oportunidades”.

O documento refere que o impacto dessas alterações seria nulo para o negócio. Mas Portugal não está sozinho nesta conclusão, já que Irlanda, Itália, Suíça e Áustria partilham da escassa preocupação relativa a este tema.

«Estes indicadores confirmam que grande parte dos empresários portugueses ainda está pouco sensível à questão das alterações climáticas e, sobretudo, aos efeitos no seu negócio. Este estudo irá contribuir para sensibilizar as empresas para esta temática e para a importância de incorporar este tema na gestão de risco dos negócios, tanto mais que estes fenómenos são cada vez mais imprevisíveis», sublinha Artur Lucas, Director de Marketing e Comunicação da Zurich Portugal.

As alterações climáticas já são uma realidade com as temperaturas a aumentar, os padrões da precipitação a mudar e o nível médio das águas do mar a subir.

Os impactos são distintos entre regiões, mas a Agência Europeia do Ambiente identifica o sul da Europa e a bacia do Mediterrâneo (devido ao aumento das vagas de calor e da seca) e as zonas costeiras, deltas e planícies aluviais (devido à subida do nível médio das águas do mar e ao aumento das chuvas intensas, inundações e tempestades) entre as regiões europeias particularmente vulneráveis às alterações climáticas.

Furacões, ventos fortes e tornados concentram atenções

No entanto, para as empresas portuguesas que estão preocupadas com esta temática, 29% admite que os furacões, ventos fortes e tornados centram a maioria das atenções. A seca e o calor são apontados por 17% das PME como o segundo evento climático com maior impacto para o negócio.

Portugal é o único país a identificar os furacões, ventos fortes e tornados como primeira preocupação.

Entre os oito países auscultados, as inundações são o evento natural que recolhe maior preocupação entre os empresários internacionais, já que estas são apontadas em primeiro lugar pelas PME espanholas, austríacas e alemãs.

Os danos materiais são os mais temidos pelas empresas portuguesas, já que 39,5% aponta este factor como o mais preocupante ao nível do impacto dos eventos naturais na empresa. A interrupção do negócio é o segundo aspecto mais focado (22%) e os custos mais elevados em energia/água o terceiro (20,5%).

Os danos materiais são também o impacto mais temido ao nível internacional, apontados em primeiro lugar pelos empresários alemães, irlandeses, espanhóis, suíços e turcos. Só os austríacos e os italianos se revelam mais preocupados com a interrupção no negócio.

O estudo “Zurich PME: Riscos e Oportunidades” foi conduzido pela GFK junto de pequenas e médias empresas em oito países (Portugal, Áustria, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Suíça e Turquia).

Em Portugal foram ouvidas 200 empresas, através da realização de entrevistas telefónicas a CEO, Directores Gerais, Directores Financeiros e Directores de Operações.

REVISTAS

SoliusSiga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial