Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin VRV VI i: Estender o manto da invisivilidade

Revista O Instalador27/12/2016
Na sequência do lançamento, em 2005, da solução de climatização invisível VRV IV série i, a Daikin irá expandir a gama com o acrescento do VRV série i de 8 CV. Com o seu design único de sistema fracionado e com dimensões excecionalmente reduzidas, a introdução do VRV série i foi rapidamente aceite pelos arquitetos, projetistas e instaladores que procuram uma solução comprovada SMART AVAC para locais urbanos e no centro das cidades com elevado grau de exigência. A introdução de uma variante de 8 CV, oferece todas as vantagens da tecnologia líder de mercado para espaços comerciais de maiores dimensões.

Design único

O VRV série i continua a ser único no mercado, graças ao design do sistema fracionado e ao tamanho compacto, que permitem uma descrição máxima, tornando-a uma solução vencedora nos casos em que a estética do edifício é essencial. A primeira da sua geração, a versão de 5 CV, registou rapidamente numerosas instalações "invisíveis" em locais de venda a retalho e outros espaços de pequenas dimensões

A sua notável flexibilidade de configuração e a facilidade de instalação estabeleceu o VRV série i enquanto solução preferencial para arquitectos, projetistas e instaladores que trabalham com limitações de espaço, restrições de faseamento da obra ou ruído e em que a rapidez de conclusão é um fator determinante.

A unidade do compressor é leve e muito compacta, pesando apenas 77 Kg (100 kg para a unidade de 8 CV) e mede apenas 600x554 mm (760x554 mm para a unidade de 8 CV) cabendo facilmente e discretamente em armários de copas, áreas de arquivo ou pequenos escritórios recuados e áreas técnicas, consistindo numa solução pouco ruidosa com níveis acústicos de funcionamento de 47 dBA (56 para a unidade de 8 CV). O permutador de calor compacto com apenas 400 mm de altura e 97 Kg de peso (107 kg para a unidade de 8 CV) permite a instalação em tetos falsos, ocultando o sistema de climatização para uma maior discrição disponibilizando mais área útil para ser usada na atividade do espaço. Comprovadamente mais rápido e mais eficiente em termos de custos para os instaladores, todo o sistema pode ser transportado e instalado recorrendo apenas a dois técnicos, sem necessidade de uma instalação na cobertura ou nas traseiras, nem de licenças especiais de construção.

O VRV IV série i de 8 CV oferece as mesmas vantagens de instalação e configuração, com a vantagem adicional de maior capacidade para corresponder às necessidades de aplicações em espaços de maiores dimensões, oferecendo uma capacidade de arrefecimento até 21,4 kW e uma capacidade de aquecimento máxima de 25 kW.

Efetivamente imperceptiveis do exterior, as grelhas podem ser ocultadas por detrás de fachadas ou até incorporadas no design do edifício, sendo possível a instalação em fachadas principais ou traseiras, sendo o ar encaminhado por condutas, adequando-se a uma grande variedade de edificios, uma vez que a instalação exterior não está em causa.

Exigindo um menor comprimento das tubagens, o VRV série i oferece uma instalação rápida e eficiente em termos de custos e não perturba os edifícios vizinhos. Uma tampa amovível na unidade do compressor concede um acesso fácil a todas as peças a partir da parte da frente da unidade para facilitar a manutenção.

Eficiência máxima

Com a funcionalidade total de um sistema VRV, a nova VRV série i de 8 CV oferece a eficiência de desempenho mais elevada do mercado. Incorporando a tecnologia patenteada única da Daikin que estabeleceu a série i como escolha preferencial para aplicações de retalho e pequenas lojas em várias cidades da Europa, a variante de 8 CV alcança um EER de 2,80 e um COP de 3,60 em condições nominais.

O design avançado do permutador de calor em V oferece a mesma eficiência que uma unidade exterior mini VRV, ao passo que os ventiladores centrífugos com o design de alheta curvada patenteado oferecem 85% mais eficiência em utilização que os ventiladores padrão. O novo VRV série i de 8 CV inclui um ventilador adicional, perfazendo o total de três e assegurando um caudal de ar eficiente no permutador de calor com o mínimo de turbulência.

Integrada no novo VRV série i de 8 CV está a inovadora tecnologia de fluido frigorigéneo variável (VRT) desenvolvida pela Daikin para o seu sistema VRV IV de nova geração. A tecnologia VRT elimina o desconforto do ar insuflado a baixas temperaturas, mantendo um ambiente confortável, com poupanças dos custos de energia de 28% pelo ajuste contínuo do sistema em conformidade com atemperatura exterior. O sistema foi otimizado para oferecer um caudal de ar e uma pressão estática superiores, proporcionando uma maior eficiência em comparação com uma unidade exterior com condutas padrão.

Uma solução total

O VRV-i oferece uma solução de ar condicionado total para edifícios comerciais, permitindo a ligação de até dez unidades interiores VRV em combinação com a cassete roundflow de autolimpeza única da Daikin, unidades de tratamento de ar e ventilação, e cortinas de ar Biddle para um nível máximo de poupanças e conforto. O elegante controlador de ecrã táctil é uma solução discreta que permite a integração de equipamento existente no mercado com sistemas de incêndio ou segurança, tais como contactos de janela.

A adição do novo controlador Tablet inteligente da Daikin concede aos utilizadores um controlo completo relativamente à utilização de energia individual e às preferências de conforto, que podem gerir-se a partir de um só ponto no local ou remotamente on-line. A ligação através do serviço Daikin Cloud Service permite aos instaladores resolver alguns problemas remotamente e algumas acções de manutenção preventiva. Os utilizadores são também apoiados pela ampla rede de assistência técnica pós-venda da Daikin.

Uma oferta única aos clientes

A expansão do VRV série i destaca a dedicação da Daikin para com a melhoria da eficiência energética e do conforto nos setores da venda a retalho e comerciais, apresentando os avanços mais recentes da tecnologia AVAC para edifícios que anteriormente não tinham acesso às vantagens de uma eficiência energética superior devido à respetiva localização e às restrições de obra. Com o surgimento contínuo de novas aplicações, o lançamento do VRV IV série i de 8 CV oferece as mesmas vantagens aos utilizadores com espaços de maiores dimensões.

Para obter mais informações visite www.daikin.pt

*Artigo publicado na edição de Novembro de 2016 da revista O Instalador

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial