Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Suécia cria sistema inovador de monitorização estrutural de pontes em tempo real

Revista O Instalador27/12/2016
Investigadores do Departamento de Engenharia de Estruturas e Pontes do Instituto Real KTH de Tecnologia, em Estocolmo, estão a instalar em várias pontes da Suécia, um novo tipo de sensores com capacidade de registar e transmitir em tempo real, diversas informações relevantes.

Este sistema de sensorização avançado permite acompanhar a forma como as pontes são impactadas pelo tráfego, vento e flutuações de temperatura, detectando desvios relevantes que podem significar o início do aparecimento de estados patológicos.


Devido à complexidade inerente à análise estrutural integral de estruturas de obras-de-arte, o fluxo de dados entre os sensores e o sistema de monitorização pode atingir volumes verdadeiramente impressionantes. Em algumas das pontes onde o sistema foi instalado, são transmitidos cerca de 400 valores únicos por segundo, relativos a diversos parâmetros.


Esta constante monitorização e acompanhamento de tendências possibilita, por exemplo, a detecção de fissuração em elementos estruturais muito antes de esta ficar visível a olho nu. Permite também a previsão da vida útil de serviço que uma determinada infra-estrutura poderá ter.


O sistema se sensorização sueco pode igualmente ser utilizado no planeamento de trabalhos de manutenção e, apesar de toda a tecnologia envolvida, nas inevitáveis campanhas de inspeção visual, indispensáveis mesmo quando sofisticados dispositivos de monitorização estão disponíveis.


A alimentação energética dos sensores é feita, para já de diversas formas, no entanto os engenheiros do Instituto Real KTH de Tecnologia prevêem a transição para o uso unificado de tecnologias de geração de energia aproveitando os movimentos de oscilação natural das pontes.


O facto de o sistema estar a ser instalado a uma escala nacional, permitirá a construção de uma base de dados relacional do comportamento global da infra-estrutura civil sueca. A análise destes resultados poderá ser de grande utilidade na optimização do dimensionamento de futuras pontes e na escolha dos designs mais baratos e duráveis, que ofereçam segurança estrutural acrescida.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial