Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Contimetra apresenta a Energy Valve da Belimo

Revista O Instalador27/12/2016

A Energy Valve é uma válvula de controlo de 2 vias independente da pressão diferencial que mede e controla a energia térmica numa serpentina, de um permutador de calor água-água ou água-ar, fazendo uso de um caudalímetro electromagnético (DN65 a DN 150) ou ultrassónico (DN 15 a DN 50) e um par de sondas de temperatura a inserir nas tubagens de ida e retorno.

A Energy Valve inclui também um controlador, integrado no atuador da válvula de controlo caracterizada, com um algoritmo patenteado que permite o controlo direto da potência e do Delta-T (Delta-T Manager TM) que permite monitorizar e optimizar a energia transferida pela serpentina limitando o delta T mínimo.

Além dos sinais analógicos convencionais de comando e indicação de caudal, incorpora uma carta de comunicações que permite o acesso remoto por um sistema de GTC via protocolo BACnet MS/TP ou BACnet IP. Dispõe também de um servidor WEB que lhe permite armazenar dados, sobre energia acumulada, caudais, temperatura, etc, acessíveis para transferência para uma base de dados externa e análise posterior com vista a uma optimização operacional.

Identificação dos componentes

Válvulas pequenas (1/2” a 2”)

1 - Atuador eléctrico e controlador (1)

2 - Válvula de controlo caracterizada sem fugas (100% estanque)

3 - Caudalímetro ultrassónico pré-calibrado.

4 - Sondas de temperatura com acessórios de montagem incluídos.

(1) O actuador poderá incluir a função de segurança electrónica: válvula fechada (ou aberta) no caso de falha de energia eléctrica.

Válvulas grandes ( 2 ½” a 6”)

1 - Actuador eléctrico e controlador(1)

2 - Válvula de controlo caracterizada sem fugas (100% estanque)

3 - Caudalímetro electromagnético

4 - Sensor de temperatura ,com bainha, para montagem na tubagem de ida

5 - Sensor de temperatura, retorno, embutido no corpo da válvula

Curva característica e tolerância

A curva característica da válvula de controlo da EV - caudal em função do sinal de 0 a 100%, -é do tipo igual percentagem. Esta característica permite uma maior estabilidade no controlo tanto em aquecimento como em arrefecimento. Tolerância na leitura de caudal +/- 2% do valor actual. Tolerância no caudal controlado +/- 5 do valor actual.

A Energy Valve é uma válvula de controlo caracterizada independente da pressão com um medidor de energia, que optimiza, documenta e testa o desempenho da bateria de água de um permutador.

Caraterísticas:

Controlo de caudal/ Independente da pressão

O caudalímetro electromagnético ou ultrassónico de Energy Valve permite um controlo de caudal estável e preciso, independentemente da pressão diferencial. A válvula reage a qualquer variação de pressão de modo a manter constante o caudal instantâneo pretendido.

Controlo de potência

Permite regular linearmente a potência térmica a transferir, em toda a gama, até ao seu valor máximo. As características operativas da própria válvula e da serpentina do permutador tornam-se assim irrelevantes dada a independência relativa à pressão diferencial e à temperatura da água.

Caudal efectivo

O caudalímetro integrado permite medir o caudal efectivo, para verificação, despiste rápido de um funcionamento deficiente e transmissão remota para um Sistema de Gestão Técnica Centralizado (SGTC). As tradicionais válvulas mecânicas independentes da pressão somente permitem conhecer de forma indirecta, e pouco fiável, o verdadeiro caudal.

Equilíbrio dinâmico

A serpentina do permutador de calor estará sempre em equilíbrio hidráulico, sem necessidade de qualquer válvula específica adicional, independentemente das oscilações de pressão que possam ocorrer no sistema a montante.

Ao evitar eventuais oscilações fortes do caudal de água aumenta-se o conforto ambiente, a longevidade de todos os componentes hidrónicos a par de uma melhor eficiência energética.

Medidor de energia

A energia térmica transferida é transparente, registada e guardada em memória que irá permitir uma avaliação temporal de desempenho da serpentina a partir da sua colocação em serviço.

A análise dos registos (trends) permite avaliar esse desempenho, corrigir os parâmetros funcionais da Energy Valve e partilhá-los com o SGTC para posterior arquivo documental.

Gestor Delta-T da Belimo

Monitoriza em contínuo o diferencial de temperaturas (DT) da água entre a entrada e a saída da serpentina. Sempre que o DT vier abaixo do valor pré ajustado a válvula irá reduzir o caudal máximo.

Registos vivos

Leituras como o DT, caudal, posição da válvula, energia térmica transferida podem ser lidas e partilhadas com o SGTC. Poupa tempo na colocação em serviço, no despiste de avarias e na integração do SGTC.

Registos históricos

Os registos atrás descritos são armazenados em memória durante 13 meses. A Belimo disponibiliza uma folha Excel de análise denominada “Data Analysis Tool”. Esta informação é uma ferramenta fundamental para o operador da instalação quanto à compreensão do desempenho da mesma.

Tecnologia das válvulas de controlo caracterizadas (CCV)

A sua elevada rangeabilidade - quociente entre caudal máximo e mínimo controlável - permite o controlo estável e preciso mesmo em regimes de carga reduzida. A sua concepção, bola de macho esférico, evita a obstrução - por efeito da sujidade (sempre) presente na água.

Elevado poder de bloqueio/Fuga nula

Elimina o gasto supérfluo de energia e aumenta o conforto ambiente. Contribui também para o aumento acentuado da eficiência energética de rede hidrónica.

Baixa pressão diferencial mínima

A Energy Valve apresenta uma baixa pressão diferencial mínima, entre 7 e 20 kPa, quando comparada com a solução tradicional (válvula de controlo + válvula de equilíbrio), esta característica permite dimensionar uma bomba com menos 50 a 100 kPa de altura manométrica.

Configuração em campo

Acessível através de um dispositivo de programação e monitorização de pequenas dimensões ou através de um navegador Web.

BACnet MS/TP ou IP

Inscrito no BTL e equipado com uma carta de comunicações para as duas situações

Garantia 5 anos

Mais informações em: www.contimetra.com

*Artigo publicado na edição de Outubro de 2016 da revista O Instalador

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial