218820160    oinstalador@gmail.com

O investimento de um milhão de euros na instalação de mais de 1.500 unidades de iluminação tipo LED no concelho da Batalha vai permitir melhorar a eficiência energética, poupando 275.000 kWh por ano.


O município da Batalhavai avançar com uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2020 para a instalação de mais de 1.500 unidades de iluminação tipo LED, nas principais vias de comunicação e centros urbanos do concelho, num investimento superior a um milhão de euros, informa um comunicado da autarquia.

Esta candidatura inclui, também, medidas de racionalização das condições energéticas em edifícios e piscinas públicos.

Esta intervenção ao nível da iluminação pública vai ser implementada, de forma faseada, visando uma maior eficiência energética da rede de iluminação pública municipal, cujo investimento inicial ronda os 600 mil euros, sendo co-financiado em 85% por fundos europeus (FEDER).

Segundo a autarquia (PSD), a iluminação LED permite obter mais de 70% de poupança de energia eléctrica, comparativamente à tecnologia de vapor de sódio de alta pressão. Além da redução de custos, este sistema permite obter uniformidade na iluminação pública, originando uma optimização na visualização nocturna dos locais intervencionados, beneficiando as condições de segurança.

A nota de imprensa refere, ainda, que o projecto pretende também reduzir o consumo energético do edifício público dos Paços do Concelho, onde funcionam os serviços municipais, espaço e loja do cidadão (em conclusão), auditório e biblioteca municipal.

A Câmara informa que estas medidas de eficiência energética poderão representar uma redução da factura energética de cerca de 40 mil euros anuais, perspectivando-se que o investimento seja integramente reembolsado no prazo de uma década e meia.

«Este é um importante investimento na estratégia municipal para a sustentabilidade ambiental e energética e que irá permitir à autarquia poupar várias dezenas de milhares de euros anuais», disse o presidente Paulo Batista dos Santos, citado na nota de imprensa.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview