Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Rally Dakar provoca graves impactos ambientais na Argentina

Revista O Instalador02/01/2017
Arranca hoje, 2 de Janeiro, na América do Sul, o Rally Dakar, herdeiro do emblemático Paris-Dakar, que mudou do continente africano para o sul-americano desde 2009 por motivos de segurança.

Texto: José Alex Gandum | Foto: Motosport

No entanto, e em especial nos últimos anos, associações ambientalistas têm chamado a atenção para os graves impactos ambientais que o Rally Dakar tem provocado nalguns territórios, em especial nalgumas províncias argentinas.

A Fundação do Ambiente e Recursos Naturais (FARN), da Argentina, tem alertado todos os anos para os graves problemas ambientais que o Rally Dakar tem provocado em território argentino.

Este ano são 13 as províncias argentinas que vão ver passar os carros, os camiões, as motas e todo o staff que completa o mais longo e duro rally todo-o-terreno do mundo.

Existe mesmo um organismo na Argentina - Conselho Federal de Meio Ambiente (COFEMA) - destinado a recolher informação sobre os impactos ambientais do Rally Dakar, informação essa que depois deveria ser divulgada junto dos organismos competentes (a fim de actuarem) e para a comunicação social.

Mas apesar do Cofema ter manifestado em diversas ocasiões preocupação pelos graves impactos que esta competição tem causado, em particular em reservas naturais e sítios arqueológicos, esse organismo tem-se recusado a fornecer os dados apurados.

A acusação é feita pela Farn, que adianta que a falta de resposta por parte dos organismos oficiais tem impedido as associações ambientalistas e os cidadãos interessados em geral em ficar a saber quais os reais danos ambientais que a adopção do Rally Dakar por parte daquele país da América do Sul está a provocar.

Por outro lado, a prova automobilística cruza diversos territórios, como as designadas pré-comunidades indígenas, as quais não têm sido consultadas para obter delas autorização ou não para a passagem da prova.

E isto apesar de haver tratados internacionais que a isso obrigam. Segundo a FARN, «ninguém controla esta competição, nem a nação nem as províncias por onde passa o Rally, deixando o nosso património natural e cultural nas mãos de companhias que estão na organização, unicamente motivadas pelo sucesso económico da prova».

Refira-se que o Rally Dakar movimenta milhares de pessoas, entre concorrentes, staff de apoio e pessoal da organização, e atrai milhões de espectadores aos locais de partida e chegada das etapas, assim como ao longo dos percursos.

A prova de 2017 começa hoje em Assuncão, capital do Paraguai, vai passar por La Paz, capital da Bolívia, e terminará no dia 14 de Janeiro em Buenos Aires, capital da Argentina.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial