218820160    oinstalador@gmail.com

Tal como no ano passado, e pelo sexto ano consecutivo, o município do Fundão foi distinguido com a Bandeira Verde referente ao galardão “Município ECOXXI 2017”, numa iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa.


Esta distinção visa reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nos municípios, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçadas nos pilares da educação no sentido da sustentabilidade e na qualidade ambiental. 

A avaliação das acções, realizadas nos diversos domínios da sustentabilidade, baseia-se num sistema de 21 indicadores, divididos em 65 sub-indicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI. 

Para a entrega da Bandeira Verde são considerados diversos indicadores de sustentabilidade local, baseados em temas chave como educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo, ordenamento do território, participação pública, emprego e informação ao munícipe.

Durante a Cerimónia ECOXXI 2017, que teve lugar a 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, o município do Fundão aceitou o desafio e aderiu à Rota Nacional pela Floresta, actividade a realizar em parceria com as escolas, em especial as Eco-Escolas, que visa a sensibilização e educação das comunidades para as questões da Floresta. Esta iniciativa integra-se no projecto da Associação Bandeira Azul da Europa, “DO CO2 ao O2”.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview