218820160    oinstalador@gmail.com

A Costa Rica é um dos países de topo a nível mundial em termos de educação e de energias renováveis.


Texto: José Alex Gandum

A Costa Rica é um pequeno país da América Central, com cerca de 5 milhões de habitantes e pouco mais de metade da superfície de Portugal.

Mas tem uma das matrizes eléctricas mais limpas do mundo, tendo atingido quase os 100% da demanda de electricidade no país nos anos de 2015 e 2016. Este país da América Central é uma referência a nível mundial no que diz respeito às energias renováveis, tendo ultrapassado os 250 dias no ano passado de electricidade fornecida exclusivamente por fontes renováveis.

Em função da sua morfologia, a energia hidroeléctrica aparece no primeiro lugar, tendo contribuído com 74,35% para a produção de electricidade, e isto apesar de um período em 2016 entre Janeiro e Abril sem precipitação.

As energias renováveis na Costa Rica têm uma forte componente na energia geotérmica, a qual aparece em segundo lugar com 12,74%. A seguir vem a energia eólica, com 10,3%, a biomassa, com 0,72%, enquanto a energia solar quase não tem expressão. A electricidade produzida a partir de combustíveis não ultrapassou os 1,88%.

Para 2017, os responsáveis costa-riquenhos já anunciaram a abertura de mais quatro parques eólicos e baseiam-se em boas perspectivas nas condições hidro-meteorológicas apontadas para o presente ano.

Refira-se, como curiosidade, que a maior parte da energia geotérmica na Costa Rica é proveniente na designada energia geotérmica dos vulcões.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview