218820160    oinstalador@gmail.com

A Galiza é a comunidade autónoma espanhola líder em energia geotérmica instalada


Texto: Revista O Instalador

A Galiza é a região de Espanha que domina largamente a produção de energia renovável através da geotermia. Aquela Comunidade Autónoma, situada entre o norte de Portugal e o Oceano Atlântico, é responsável por 15,5% da capacidade instalada em toda a Espanha, representando no final do ano passado 26 megawatts (MW), dos 168 MW totais produzidos no país vizinho.

Segundo o director-geral de Energia e Minas da Xunta de Galicia, Ángel Bernardo Tahoces, e em relação à geotermia, «a Galiza tem actualmente um volume de negócios de 0,39 unidades por mil habitantes, muito mais elevado do que os valores alcançados pelas outras comunidades autónomas, como Madrids, Barcelona ou País Basco, cujo valor mais alto não ultrapassa 0,15 unidades por mil habitantes».

O presidente da Asociación Cluster da Xeotermia Galega (Acluxega), Santiago López Guerra-Román, informou que «a Galiza atingiu no final de 2016, o número de 1061 bombas de calor instaladas em sistemas de climatização geotérmicos», sendo que a maior implantação situa-se nas províncias de Coruña e Pontevedra, com 75% do total.

Os responsáveis salientam ainda que nos últimos anos, e devido à proliferação dos referidos sistemas, tem-se assistido a uma tendência crescente do número de projectos de climatização de grandes instalações. Esperam, desse modo, esperando-se que no futuro, e à medida que se tornam conhecidas as vantagens económicas, operacionais, ambientais e de durabilidade destes sistemas no sector empresarial, a contribuição  da energia geotérmica cresça exponencialmente dentro das energias renováveis.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview