Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

UTAD integra consórcio Internacional para o desenvolvimento de gás natural para a mobilidade

Revista O Instalador09/10/2017
O projecto europeu ECO-GATE é liderado pela empresa espanhola “gás Natural fenosa” que obteve financiamento da UE para desenvolver o mercado de gás natural para a mobilidade. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é um dos parceiros tecnológicos.
Imagen

A Comissão Europeia aprovou um financiamento de 10 milhões de euros para o desenvolvimento do projecto europeu ECO-GATE, um plano de acção global para o desenvolvimento da mobilidade CNG e GNL na Europa.

O projecto envolverá a construção de mais de 20 postos de abastecimento de gás natural veicular nos corredores Atlântico e Mediterrâneo da rede de estradas de Espanha, França, Alemanha e Portugal, onde será desenvolvido o projecto.

O financiamento será aplicado nos quatro países.

O projecto europeu ECO-GATE é um dos mais ambiciosos no mercado do gás natural veicular convencional e renovável, com implantação de infra-estruturas ao longo do Corredor Atlântico e do Corredor do Mediterrâneo através de novas tecnologias e soluções inovadoras, o que vai permitir a implantação rápida e maciça deste combustível alternativo, graças a uma redução significativa no custo unitário e uma maior compreensão e conhecimento das necessidades do cliente.

Amadeu Borges, investigador da UTAD, refere que «o gás natural veicular desempenha um papel fundamental para alcançar a mobilidade sustentável, melhorando a qualidade do ar e cumprimento dos compromissos ambientais que, como país, enfrentamos. Reduzindo os poluentes de referência para a qualidade do ar e que afectam a saúde a "quase zero": elimina aproximadamente 100% as emissões de NO2 e 96% das partículas voláteis PM, factores-chave para a saúde das pessoas».

Além disso, o gás natural é um «combustível alternativo tecnologicamente maduro, cujo uso é generalizado, há décadas, em vários países, especialmente na América Latina e em muitos países europeus, como Itália (um milhão de veículos) e Alemanha (meio milhão de veículos)».

O financiamento agora irá contribuir para o cumprimento da Directiva Europeia 94/2014 e também para o desenvolvimento do mercado do gás natural para a mobilidade, como combustível alternativo.

O Grupo Dourogás, um dos principais players do sector energético a nível nacional, no domínio do gás natural e da electricidade, é o principal investidor deste Consórcio, propondo-se a levar por diante a criação de 5 novas infra-estruturas de gás natural veicular (4 em Portugal e 1 em Espanha), visando o cumprimento da Directiva Europeia dos Combustíveis Alternativos, ao abrigo da qual, os Estados-membros deverão assegurar a existência de uma rede de abastecimento de gás natural comprimido (GNC) e de Gás Natural Líquido (GNL) que viabilize a utilização do gás natural enquanto combustível mais limpo, mais económico e mais sustentável no médio e longo prazo, concorrendo de forma substancial para o incremento da competitividade das empresas, para a redução dos encargos das famílias com combustível e para a melhoria da qualidade do ar, por via da redução de emissões de passivos ambientais.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial