Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ecopista do Rio Minho: a 3.ª melhor da Europa

Revista O Instalador09/10/2017
A Ecopista do Rio Minho foi distinguida como a 3ª Melhor Via Verde da Europa. O prémio, atribuído na semana passada, em Limerick, na Irlanda, nos 8th European Greenway Award, uma iniciativa promovida pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e pela Comunidade Europeia.
Imagen

Esta distinção é fruto de uma candidatura conjunta das autarquias de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha, sendo «motivo de enorme orgulho» para Monção que entende este prémio como «o reconhecimento do trabalho feito na transformação da antiga linha férrea em corredor ecológico».

Para a autarquia monçanense, este prémio revela «a positividade da aposta visionária iniciada e lançada há década e meia, reforçando a importância turística deste corredor verde colado ao rio Minho. Com milhões de praticantes de BTT e caminhadas, esta distinção é uma mais-valia para a mediatização deste espaço que junta quatro autarquias».

A Ecopista do Rio Minho entre Monção e Valença, inaugurada no dia 14 de Novembro de 2004 pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Jorge Borrego, é um percurso superior a 20 quilómetros colado àquele troço de água internacional.

Ao longo do percurso entre os centros históricos de Monção e Valença, sobram motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desactivadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.

No percurso de Monção, além do Núcleo Museológico Torre de Menagem, em Lapela, monumento nacional desde 1910 rodeado de casario, o utilizador é surpreendido com diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras, pequenas construções de pedra antiga que nos remetem ao bucolismo fluvial.

Em Troporiz, freguesia onde o rio Gadanha encontra o “Pai Minho”, como gentilmente os galegos tratam o rio Minho, encontramos um verdadeiro postal ilustrado com a magnífica beleza paisagística do rio Minho e perpetuado nas histórias tempestuosas de dois povos que a política dividiu e a amizade uniu.

À chegada à ponte internacional que liga as localidades fronteiriças de Monção e Salvaterra, vislumbram-se os cais de embarque do antigo transbordador, os antigos postos aduaneiros, um convertido em centro de educação ambiental e outro em sede da Eurocidade Monção - Salvaterra de Miño, toda a amplitude do tranquilo e sereno Rio Minho e uma panorâmica alargada da margem galega.

A partir daqui, falta pouco mais de um quilómetro para "entrar" no centro histórico de Monção pela Porta de Salvaterra. Aqui chegados não deixe de visitar o muito que a vila tem para oferecer. Espaços muralhados debruçados sobre o rio Minho, monumentos que honram os antepassados e ruelas asseadas que "transpiram" histórias.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial