218820160    oinstalador@gmail.com

No dia 2 de Janeiro bateram-se recordes de produção de energia eólica.


Texto: Revista O Instalador
Foto: José Alex Gandum

Dia 2 de Janeiro vai ficar na história da electricidade em Portugal: a Rede Eléctrica Nacional (REN) registou nesse dia um valor máximo instantâneo de 4532 megawatts (MW) na produção de energia eólica, superando o anterior máximo de 4453 MW registado no passado dia 21 de Novembro.

Nesse mesmo dia, a produção diária de energia eólica também superou o anterior recorde, ao atingir os 96,7 gigawatts/hora (GWh), mais 0,8 GWh que o anterior máximo, que tinha sido registado no dia 30 de Janeiro de 2015.

E continuando ainda a falar de recordes, refira-se que, e ainda segundo a REN, também no dia 2 de Janeiro registou-se um máximo de exportação de energia eléctrica, com 3646 MW, mais 117 MW que o anterior máximo que datava de 15 de Fevereiro do ano passado.

Estes valores significativos das energias renováveis no balanço energético de Portugal têm servido para a REN investir cada vez mais no desenvolvimento de previsão de produção de energia deste tipo de fontes, por forma a poder tirar o melhor partido das mesmas, integrando-as no sistema e evitando o seu desperdício, segundo divulgou a REN em comunicado.

Em termos de consumo de electricidade, até o ano de 2016 atingiu máximos dos últimos cinco anos, tendo registado um consumo de 49269 GWh, e ficando apenas a 5,6% do máximo histórico registado em 2010.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview