218820160    oinstalador@gmail.com

Investigadores da Universidade de Lehigh, nos EUA, criaram um novo tipo de pás de turbinas eólicas, com design inspirado nas penas de coruja.


As turbinas reduzem em 10 decibéis o ruído decorrente do movimento das pás, sem impactos significativos no seu desempenho aerodinâmico.

A equipa de engenheiros de Lehigh conseguiu, através de experimentação física e modelação teórica, compreender os mecanismos que tornam o voo das corujas tão silencioso.

O passo seguinte foi a construção, através de técnicas de impressão tridimensional, de um protótipo traduzisse os princípios demonstrados teoricamente, que se materializou num apêndice que pode ser instalado em pás correntes de turbinas eólicas e que tem um grande impacto nos níveis de ruído produzidos.

Nas pás eólicas tradicionais, é a face posterior traseira a grande responsável pela produção de ruído, especialmente em turbinas que funcionam a baixas rotações. São os efeitos acústicos desta porção das pás que a utilização do novo apêndice pretende colmatar.

Os apêndices podem ser instalados em torres eólicas existentes ou incorporados em novas pás bem como facilmente combinados com outros mecanismos de redução de ruído e aumento do desempenho aerodinâmico.

Os ensaios aerodinâmicos tiveram lugar no laboratório da Universidade Estatal e Instituto Politécnico da Virgínia (Virginia Tech), que possui um dos mais avançados túneis de vento do mundo.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview