218820160    oinstalador@gmail.com

2016 aproximou-se do máximo histórico do consumo de Gás Natural em Portugal.


Texto: Revista O Instalador

O valor mais elevado até hoje de consumo de Gás Natural foi registado em 2011. No entanto, o consumo registado o ano passado ficou apenas a 3,4% desse máximo histórico, com destaque para o consumo verificado ao longo dos últimos meses do ano.

Em Setembro do ano passado, a REN registou uma potência máxima histórica de 3344 megawatts (MW) na produção de electricidade a partir de gás natural, com todos os grupos das centrais eléctricas a Gás Natural na rede. Este valor traduz os efeitos da vaga de calor registada no início de Setembro, que coincidiu também com uma significativa exportação de energia.

Segundo a Rede Eléctrica Nacional (REN), o crescimento do consumo de Gás Natural está relacionado com a maior dinâmica do segmento de produção eléctrica a gás natural.

Refira-se que a proveniência de 1/3 do gás consumido tem origem no Terminal de GNL de Sines, enquanto os restantes 2/3 entram em Portugal pelo gasoduto de interligação com Espanha (o qual tem origem no Norte de África), sendo que ambas as infra-estruturas pertencem à REN.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview