Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

35 associações ligadas à defesa do ambiente juntaram-se em Famalicão

Revista O Instalador12/10/2017
No passado dia 7 de Outubro realizou-se, em Vila Nova de Famalicão, no Parque da Devesa, na Casa do Território, o Encontro "Acção Ecológica, Transição Sustentável e Regeneração" que reuniu mais de 35 associações ligadas à defesa do ambiente.
Imagen

O evento teve como finalidade a partilha, a troca de experiências e de perspectivas das diversas colectividades ambientais, provenientes de todos os pontos do país e com trabalho realizado nesta área, de modo a conhecer-se, em profundidade e abrangência, a situação ecológica e ambiental do Noroeste de Portugal.


Apesar da maioria das aderências serem do Norte de Portugal, participaram também outras associações de âmbito nacional, como a Acréscimo, AMO Portugal- Associação Mãos à Obra, LPN - Liga para a Protecção da Natureza, Quercus e Zero.




As Associações organizadoras, Associação Famalicão em Transição e Campo Aberto - associação de defesa do ambiente concluíram que este evento excedeu, em larga escala, os resultados previstos.


«Este encontro foi um sucesso e superou todas as expectativas», afirmou Manuela Araújo, da Associação Famalicão em Transição.


A participação revelou-se elevada e «ultrapassou as fronteiras do "Norte", trazendo a Famalicão várias associações de âmbito nacional, ligadas à protecção do ambiente. A tudo isto acresce a forte motivação de todos os participantes», acrescentou.


De acordo com José Carlos Marques, da Campo Aberto - associação de defesa do ambiente, «via-se que os participantes estavam ansiosos por falar. A vontade de comunicar era muita. Sentia-se, por vezes, que havia algum espanto por uma presença tão forte e diversificada, que muitos até então desconheceriam».


Deste evento ficou a vontade generalizada de uma acção conjunta e coordenada pela protecção dos rios, o foco no envolvimento da população e das instituições locais, assim como o debate sobre todas as questões relacionadas com os incêndios florestais, numa perspectiva de prevenção, através da defesa e promoção da floresta autóctone, da forte redução de monoculturas de eucalipto e do reforço da vigilância florestal.


Como novidade, salienta-se a questão do papel ambíguo e perigoso que poderão vir a ter centrais de biomassa de resíduos florestais, visto a capacidade a instalar poder superar o volume de resíduos que podem ser produzidos se não houver incêndios.


Pretende-se, no futuro, que estes encontros sejam periódicos, podendo-se avançar para «eventos bienais, a realizar em locais diferentes e organizados por outras associações», salientou Manuela Araújo.


Foto: AFeTra

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial