218820160    oinstalador@gmail.com

Trabalho de investigação é do Instituto Fraunhofer de Física das Construções (IBP), em Estugarda, Alemanha.


Texto: Revista O Instalador

Os investigadores desenvolveram um inovador sistema modular multifuncional que oferece climatização, iluminação e correcção acústica a espaços interiores de edifícios.

O sistema é formado por um conjunto de painéis, revestidos com uma película condutora, que operam abaixo da temperatura de ponto de orvalho, o que previne a condensação e consequente formação de fungos e disseminação de bactérias.

Dirigida à manutenção de espaços interiores saudáveis, a tecnologia pode ser utilizada tanto em climas amenos como tropicais e usa 70% menos energia que sistemas de ar condicionado correntes.

Cada painel de tecto tem cerca de dois metros quadrados de superfície, podendo ser utilizado de forma independente ou em conjunto, numa configuração modular de elevada densidade, de acordo com as necessidades caloríficas e de iluminação de um determinado compartimento.

A tecnologia baseia-se no princípio físico de absorção de calor libertado pelos ocupantes, por intermédio do arrefecimento superficial dos painéis.

Este é um processo directo e silencioso, que remove o incómodo e a insalubridade das correntes de ar geradas pelos sistemas de ar condicionado no interior dos edifícios.

O sistema desenvolvido pelo IBP integra ainda iluminação LED e a sua superfície é configurável de acordo com as necessidades acústicas do compartimento.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview