218820160    oinstalador@gmail.com

O projecto-piloto do Parque Nacional da Peneda Gerês, que está a decorrer, vai envolver um investimento de 1,1 milhões de euros em 2018, informou o Ministério do Ambiente.


Segundo o ministério, «o projecto-piloto do Parque Nacional da Peneda Gerês, ainda em curso, envolverá um investimento em 2018 de 1,1 milhões de euros».

O Governo entregou sexta-feira à noite a proposta de Orçamento do Estado para 2018 no Parlamento e projecto da Peneda Gerês é um dos contemplados na área da conservação e protecção da natureza.

O projecto-piloto de prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais no Parque Nacional Peneda Gerês, com 11 medidas, foi aprovado em Conselho de Ministros em Outubro de 2016 e envolve um investimento global de 8,5 milhões de euros, em aproximadamente seis anos.

Um programa semelhante será desenvolvido no Parque Natural do Tejo Internacional através de um investimento de 500 mil euros.

O Governo refere que vai concluir a alteração ao Programa Nacional para a Política do Ordenamento do Território, um instrumento que enquadra as políticas de valorização do território e define os princípios e critérios de coesão e desenvolvimento territorial.

No próximo ano, as Organizações Não-Governamentais do Ambiente (ONGA), apontadas como «parceiros fundamentais», vão receber apoios de 700 mil euros para projectos na área da conservação da natureza.

O Governo pretende que os projectos de gestão integrada e adaptativa das zonas costeiras continuem a ser apoiados no próximo ano e as intervenções a executar incidam na prevenção do risco costeiro e na salvaguarda de pessoas e bens.

O desassoreamento da Ria de Aveiro vai ter 23,5 milhões de euros, a intervenção e requalificação do Núcleo da Culatra na Ria Formosa receberá 1,5 milhões de euros e a estabilização das arribas da Praia da Nazaré é contemplada com 1,6 milhões de euros.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview