Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Incêndios: Greenpeace alerta para as alterações climáticas

Revista O Instalador17/10/2017
A bacia do Mediterrâneo sempre coexistiu com o fogo desde há milhares de anos, mas as alterações climáticas estão a mudar a tipologia dos incêndios florestais, com o aumento da sua frequência e intensidade.
Imagen

Texto: Revista O Instalador

Foto: Jos é Alex Gandum

Atenta a reacender dos incêndios florestais em Portugal (e no norte de Espanha) a organização ambientalista internacional Greenpreace, em comunicado, veio chamar a atenção para a implicação das alterações climáticas, que produzem falta de chuva e seca, nos incêndios florestais que assolaram este Verão a península Ibérica, e que continuam a fazer-se sentir, nomeadamente no norte e centro de Portugal e na região da Galiza, em Espanha.

A Greenpeace referiu em comunicado que as florestas mediterrânicas são muito vulneráveis a fogos, pragas e doenças, tudo isto devido às altas temperaturas e à falta de chuva.

017 é um dos anos mais quentes de sempre, desde que há registos, e a organização não-governamental (ONG) sublinha que a luta contra as alterações climáticas é essencial para proteger as florestas e o que sobra das zonas rurais.

A Greenpeace referiu ainda que, para isso, é necessário desenvolver modelos de silviculttura que levem em conta a variável das alterações climáticas, tendo em consideração também o aquecimento global. A organização propõe algumas medidas que deveriam ser adoptadas pelos responsáveis nos vários países mediterrânicos, em especial Portugal e Espanha:

- Estabelecer uma política de prevenção de incêndios florestais e adaptação às alterações climáticas.

- Fazer campanhas de sensibilização nas populações.

- Incentivar alternativas ao uso cultural do fogo, as tradicionais queimadas praticadas por agricultores.

- Evitar licenciar construções dispersas em áreas rurais e florestais.

- Campanhas de informação às populações sobre a elaboração de planos de auto-oprotecção de casas e urbanizações.

- Fornecer mais meios às autoridades que investigam a origem dos fogos.

- Fazer planos de recuperação para áreas queimadas.

- As populações deverão tomar precauções e ajudar a identificar pessoas responsáveis.

- Assume de uma vez por todas o risco de incêndios nos meios rurais, desenvolvendo planos de auto-protecção das suas casas e dos empreendimentos habitacionais.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial