218820160    oinstalador@gmail.com

Na busca pela eficiência energética surgem novas alternativas técnicas para atingir esse objectivo.


O High speed Centrifugal é um compressor centrifugo com dois andares de compressão, transmissão directa, com maior eficiência aerodinamica e sem necessidae de óleo. O conjunto motor e turbina dupla, são as únicas partes móveis do compressor que vem equipado com rolamentos magnéticos para levitação.

Cada rolamento tem sensores de posicionamento para reposicionar em tempo real o veio.

O variador de frequência (AFD), permite a modulação linear da capacidade e o arranque em vazio, não tendo por isso pico de arranque.

Toda a electrónica de controlo, assim como o variador de velocidade e filtro EMC para evitar a propagação de harmonicas, estão integrados no próprio compressor.

Utilizando a base já conhecida e testada da unidade Sintesis, trocando os compressores de parafuso pelo High speed Centrifugal e se a esta fórmula adicionarmos um refrigerante HFO puro, R1234ze, temos uma unidade revolucionária a que se deu o nome de TGV ou TRANE Grand Vitesse com elevadissima performance e eficiência.

O qual permite eficiências sazonais (ESEER) elevadissimas na ordem dos 5.9 e EER a rondar 4.0

A nova a geração de refrigerantes com baixo GWP R1234ze, visa responder a questões actuais e pertinentes como:

. ODP = 0

. Baixo GWP

. Regulamentação F-Gas

. Preocupações ambientais

Numa política ecológica de protecção ambiental que se enquadra na visão global da empresa que irá investir 500M$ até 2020 no desenvolvimento de alternativas ecológicas aos seus produtos, a TRANE faz uma nova aposta na sustentabilidade ambiental.

Numa visão de reduzir o impacto ambiental, esta unidade reduz o consumo eléctrico utilizando as mais recentes inovações, únicas no mercado ao associar simultaneamente, levitação mágnética e variação de velocidade nos compressores (AFD), variação de caudal no primário (Smart flow), Condensadores Microcanal, ventiladores com motores EC e Fluido HFO.

A carga de gás é 40% menor devido à introdução de condensador com tecnologia microcanal totalmente em alumínio e evaporador CHILTM os quais em conjunto, pela sua alta eficiência de permuta térmica reduzem a carga de refrigerante para valores de referência no mercado.

A gama varia as entre os 400 e os 1600KW, com um único bloco e com um único evaporador.

Naturalmente esta unidade pode vir equipada kits acústicos, kit hidráulico com possibilidade de controlar a variação de caudal no primário (smart flow) e free-cooling.

Deste modo, ao introduzir um refrigerante com menor pegada ecológica (HFO) e com a redução da carga necessária, o TRANE TGV pode oferecer ao cliente:

. Impacto nulo no GWP

. Menos impacto directo no aquecimento global

. Eficiência mais elevadas que o R134a

. Com um refrigerante não inflamável ou tóxico

Contactos: Lisboa: (+351) 214 146 200 | Porto: (+351) 226 069 764 | comercial.pt@trane.com

*Artigo publicado na edição de Outubro de 2016 da revista O Instalador

 


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview