218820160    oinstalador@gmail.com

A COGEN Portugal vai promover um curso sobre Sistemas de Protecções Eléctricas em Instalações Interligadas com a Rede Eléctrica Pública


Texto: Revista O Instalador

Foto: José Alex Gandum

A Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração (COGEN Portugal) vai promover a 23 de Janeiro, entre as 9 e as 17h30, um Curso sobre 'Sistemas de Protecções Eléctricas em Instalações Interligadas com a Rede Eléctrica Pública'.

O curso será ministrado no Porto Palácio Congress Hotel, no Porto.

Segundo a COGEN Portugal, o referido curso proporcionará um entendimento dos princípios de um sistema de protecção. É um curso desenhado para responsáveis em indústria com e sem geração própria e interligadas com a rede eléctrica pública.

Os objectivos do curso passam por dotar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos fundamentais e os princípios associados com a protecção de unidades de geração e a sua interligação com a rede eléctrica pública, assim como dar competências para a selecção e coordenação dos elementos que constituem os sistemas de protecção.

Ainda é possível obter com este curso conhecimentos sobre conceitos básicos de sensibilidade e selectividade/coordenação dos dispositivos de protecção de sistemas eléctricos, bem como capacidades para a compreensão e análise de um projecto de protecção de sistemas eléctricos.

Do programa vão constar aspectos fundamentais na Aplicação de Protecções nas Instalações de Produção Eléctrica; Transformadores de Medida; Protecção de Interligação à Rede Pública; Protecção de geradores e Esquemas de Protecção em Sub-estações; coordenação de Sistemas de Protecção; Requisitos fundamentais para a aplicabilidade da Norma 61850; e Técnicas de Manutenção em Sistemas de Protecção, Comando e Controlo.

O curso é dirigido a todos os envolvidos na indústria de sistemas eléctricos de energia com funções que exijam um entendimento sobre sistemas de protecção; e recém-licenciados que tenham iniciado funções nestas indústrias ou pessoas com experiência que queiram actualizar conhecimentos sobre a matéria.

O formador é Hélder Leite, Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade do Porto.

Mais informações e inscrições (até dia 19 de Janeiro) podem ser obtidas em cogen.portugal@cogenportugal.com.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview