Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Zero Waste: mudança de "cultura" na gestão de resíduos

Revista O Instalador20/10/2017
A actual gestão de resíduos na Europa, e em Portugal também, é baseada nas chamadas opções finalistas, como aterros e incineração. Mas muita coisa pode mudar com o Zero Waste.
Imagen

Texto: Revista O Instalador

A estratégia Zero Waste, aplicada em vários municípios europeus com resultados comprovados, consiste em uma mudança de "cultura" na gestão de resíduos.

Em declarações à publicação espanhola, 'Reciclaje de Residuos', especialistas do sector de resíduos e reciclagem frisaram que «é necessário apostar em alternativas mais efectivas do que os modelos actuais de gestão de resíduos». Redução, reutilização e reciclagem devem ser a base desses sistemas no sentido de atingir o resíduo zero.

Os especialistas propõem e apoiam sistemas alternativos, denunciando o dumping e a incineração como modelos irracionais. Trata-se de uma abordagem que leva em consideração os produtos colocados no mercado, e que para evitar o uso excessivo de materiais, seu design, composição, etc, são alterados.

A gestão adequada dos resíduos deve incluir a separação selectiva na fonte de um número mínimo de grupos de materiais, incluindo a matéria orgânica composta. Os sistemas de colecta podem ser vários, mas devem contar com a colaboração da cidadania a que afecta. Alguns exemplos que funcionam são a separação porta a porta e a colecção em cinco contentores (recipientes, papel e papelão, vidro, orgânicos e repouso).

É importante analisar a fracção restante, consistindo em resíduos que não podem ser reutilizados ou reciclados, a serem gradualmente reduzidos, através de mudanças nos projectos, eliminação desses produtos do mercado ou expansão na fracção de reciclagem. Com os resíduos colectados, a primeira opção deve ser a preparação para reutilização, seguida da reciclagem de material.

O material orgânico separado em origem pode ser compostado, obtendo um excelente fertilizante muito necessário para os solos. A incineração e o aterro devem ser opções marginais e decrescentes para alcançar uma economia circular baseada na eficiência do uso dos recursos naturais, conforme proposto pela União Europeia no seu Roteiro para um uso eficiente dos recursos naturais na Europa.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial