Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

OE considera urgente a profissionalização do sector florestal

Revista O Instalador23/10/2017
A posição da OE foi divulgada a 19 de Outubro, antes do Conselho de Ministros Extraordinário, de onde saiu um pacote de medidas urgente na sequência dos incêndios de há pouco mais de uma semana.
Imagen

A Ordem dos Engenheiros (OE) considera «imperioso e urgente a tomada de medidas adequadas e eficazes que concorram para uma correcta gestão do território e para a organização dos serviços públicos e demais entidades que têm intervenção directa, assentes em políticas que se requerem preventivas e menos reactivas, baseada numa mudança de paradigma, por forma a garantir um adequado planeamento das acções e da alocação de recursos».


Desta forma, a OE afirma que «a dimensão do problema e as suas consequências obrigam a que se repense seriamente a necessidade da profissionalização das actividades de ordenamento e de gestão florestais, questão que é determinante para a preservação da floresta e para a segurança dos cidadãos».


«Menosprezar e não assumir a necessidade do envolvimento de profissionais qualificados, permitindo que a floresta nacional continue a ser gerida de forma arbitrária e parcelada pelos muitos milhares de proprietários ou por outros agentes que não detêm capacidade financeira e conhecimento específico para o efeito, é pactuar com a mais que evidente possibilidade de repetição das calamidades vividas nestes fatídicos meses de 2017 e com a continuação do abandono de vastas áreas do território», lê-se na missiva.


A Ordem refere ainda que o Relatório produzido pela Comissão Técnica Independente, constituída por académicos e engenheiros altamente competentes e qualificados, «veio trazer à evidência que se existem competências para analisar as causas e as razões da calamidade, também existirão para efectuar diagnósticos e apontar medidas e planos de acção que permitam mitigar e reduzir as consequências futuras de outros eventos da mesma natureza».


«A floresta não pode ser encarada como um problema que todos os anos gera vagas de incêndios e climas de acrescida ansiedade sazonal, mas sim como um valioso recurso ambiental e económico, produtor de matéria-prima transaccionável e com elevado valor energético, que requer uma gestão cuidada», salienta a OE.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial