Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

CONT(R)A o desperdício energético

Revista O Instalador23/10/2017
Projecto do Instituto Superior Técnico (IST) pretende cativar alunos da instituição como embaixadores na promoção da eficiência energética.
Imagen

Dez indivíduos equipados a rigor, com máscaras e fatos de desinfestação, invadiram a 17 de Outubro, o campus da Alameda, em Lisboa.

Diogo Henriques, mentor do projecto CONT(R)A , explica a iniciativa: «queríamos despertar a curiosidade dos alunos, levá-los a querer saber mais sobre o projecto, para posteriormente torná-los nossos embaixadores».

Este é um projecto do IN+ , financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo da Energia Eléctrica, e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Pretende sensibilizar a comunidade do Técnico para a matéria da eficiência energética, fazendo «repensar hábitos, mostrando-lhes os seus consumos, os custos que lhes estão associados, e como fazer diferente», vinca o mentor do projecto.

Foram vários os locais do campus onde decorreu esta acção de divulgação, que funcionou simultaneamente como mote para a filmagem de um vídeo promocional.

Entre as salas do pavilhão de civil ou o espaço 24 onde colaram autocolantes de alerta, ou a entrada principal onde está o lettering do Técnico, depois de devidamente protegido, foi “grafitado” com o endereço electrónico do projecto, tudo ia captando atenções.

Os alunos do Técnico podem desde já tornar-se “activistas” do projecto, monitorizando em suas casas os consumos energéticos, de forma gratuita, através de um equipamento que lhes será cedido.

Posteriormente através de uma plataforma a informação e as boas práticas apuradas poderão ser partilhadas.

O alerta pode também ser dado quando se depararem com episódio de desperdício energético nos campi do Técnico.

«Queremos levar os alunos a mudar os seus hábitos, para que quando se esquecerem de desligar as luzes do quarto, ou o portátil na sala de estudo, se lembrem que estão a extrair e desperdiçar recursos ambientais», acrescenta o mentor do projeto.

«Pretendemos que esta campanha não seja passageira», destaca Diogo Henriques.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial