Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Almaraz: Espanha terá que responder perante a ONU

Revista O Instalador24/10/2017
A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) aceitou a denúncia apresentada pelo partido PAN, o que forçará o Reino de Espanha a responder a esta agência pelo incumprimento das Convenções de Espoo e Aarhus.
Imagen

Texto: Revista O Instalador

O partido político português de Pessoas Animais e Natureza (PAN) pediu ao governo espanhol informação sobre o estado de construção do ATI e possíveis efeitos transfronteiriços.

Na ausência de uma resposta deste governo, o PAN apresentou uma queixa à ECE em 26 de Janeiro de 2017 por incumprimento do acordo sobre a avaliação de impactos transfronteiriços e por incumprimento da Convenção de Aarhus.

Segundo os responsáveis referido em comunicado distribuído este fim-de-semana, durante o processo de autorização da ATI, o Governo espanhol não se dignou a responder aos pedidos do Governo Português ou às questões do PAN «num sinal de arrogância antidemocrática e desprezo da legalidade internacional».

O Governo português apresentou uma queixa à União Europeia, que conseguiu forçar um acordo entre os dois países e o primeiro a retirar a reclamação em troca da suspensão das obras por dois meses.

No entanto, o PAN não esteve sujeito à mesma pressão internacional e manteve a reclamação na ECE. Este organismo entendeu que o governo espanhol violou os direitos deste partido político, mantendo as suas acções. Em particular, nomeou o Comissário Zdanevich para se encarregar da resposta à queixa.

Este comissário enviou uma série de perguntas ao Governo espanhol, o qual deverá responder antes de 30 de Outubro, segundo o Movimento Anti-Nuclear (MIA).

As perguntas são sobre a própria planta e seu futuro, sobre a localização do ATI e seus efeitos sobre o ambiente, sobre os parâmetros técnicos da instalação, sobre o desempenho real da ATI, cujos trabalhos estão avançando e sobre os resultados do estudo de impacto ambiental transfronteiriço preparado pelo Ministério da Agricultura, Pescas, Alimentação e Meio Ambiente (MAPAMA).

O PAN, como o Movimento Antinuclear Ibérico, afirma que a ATI foi projectada para ampliar o funcionamento da planta para além da sua vida útil.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial