Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lisboa debate oceanos na Gulbenkian e no Pavilhão do Conhecimento

Revista O Instalador25/10/2017
Hoje e amanhã Lisboa recebe duas conferências sobre os Oceanos. A de hoje realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, coma presenç da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Amanhã é o Pavilhão do Conhecimento que recebe pela segunda vez a Conferência JPI Oceans
Imagen

Texto: Revista O Instalador




Portugal participa em quatro projectos transnacionais de investigação sobre sustentabilidade dos oceanos, no âmbito da 'JPI Oceans', uma plataforma de duas dezenas de países da União Europeia que realiza a sua segunda conferência em Lisboa esta quinta-feira, 26 de Outubro, em Lisboa.



A 'JPI Oceans' (The Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans, no nome original) foi formalmente criada em 2011 e teve desde logo a presença de Portugal, que além dos quatro projectos está também presente, com especialistas, em mais dois concursos que estão a decorrer, um sobre mineração em mar profundo e outro na área das tecnologias marítimas.




Sofia Cordeiro, coordenadora do Gabinete Oceano na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que na conferência tem a cargo o tema "Ações Conjuntas, Conquistas e Impactos", explicou à Lusa que os quatro projectos que estão a ser financiados estão ainda a decorrer, pelo que não há para já conclusões científicas.




Um deles, sobre «o impacto da mineração de nódulos no fundo marinho», a terminar no fim do ano, com a participação de especialistas das universidades de Aveiro e dos Açores, estuda as ameaças da mineração em mar profundo e alerta que os nódulos polimetálicos que aí existem são necessários para a preservação da epifauna abissal (do fundo marinho).




Num trabalho publicado em 2016 na revista científica Nature, os autores da investigação (que ainda decorre) já diziam que a mineração de nódulos polimetálicos na zona da fractura de Clarion-Clipperton, no oceano Pacífico central oriental, vai ter impactos num dos ambientes mais remotos e menos conhecido do mundo.




Os resultados do trabalho que estão a desenvolver indicam, segundo o artigo então publicado, que quanto mais nódulos mais densa é a epifauna.




Os nódulos polimetálicos existem em grandes áreas dos oceanos Índico e Pacífico e são ricos em cobre, cobalto, níquel e manganês. A sua mineração, segundo o estudo, terá efeitos profundos nos ecossistemas, alguns "drásticos e possivelmente permanentes".




De acordo com Sofia Cordeiro os outros três projectos, a terminarem no próximo ano, são financiados no âmbito dos microplásticos e de análise dos aspectos ecológicos. No dia 27, adiantou, haverá uma reunião intermédia de avaliação dos projectos.




A 'JPI Oceans' é uma iniciativa pan-europeia que permite que os Estados membros tomem decisões estratégicas em relação à investigação e inovação relacionada com o oceano.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial