Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Descarbonizar é preciso

Revista O Instalador25/10/2017
A importância das renováveis na descarbonização do sistema eléctrico nacional até 2050 e o efeito positivo da sua massificação na diminuição do preço da energia no mercado grossista de electricidade foram alguns dos temas que estiveram em debate esta quarta-feira, na Conferência Anual da APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis.
Imagen

Texto: Revista O Instalador

O evento, do qual a revista O Instalador foi media partner, teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

O tema deste ano incidiu na “Electricidade Renovável: Inovação e Tendências”.

Na sessão de abertura, Sá da Costa, presidente da APREN , lamentou que nenhum membro do Governo e de entidades oficiais tivesse marcado presença na conferência, «apesar de terem sido convidados».

No encontro foram apresentadas as conclusões de dois estudos - “Projecções 2050 para a descarbonização custo-eficaz” e “Contributos das Renováveis na descida do preço da electricidade no Mercado Grossista”.

Estudos que a APREN está a desenvolver em conjunto com a Universidade Nova de Lisboa e com a WHS - Wind, Hydro & Sun Energy Services, respectivamente.

Para António Sá da Costa, presidente da APREN, «os estudos abordam duas temáticas estruturantes para o sector e para a economia nacional, o primeiro vai fazer uma projecção do sector para 2050 para percebermos de que modo a electricidade renovável vai influenciar o desenvolvimento do sistema eléctrico nacional nos próximos anos, e o segundo vai revelar de que forma é que as renováveis influenciam o preço da energia no mercado grossista».

O evento contou ainda com as intervenções de alguns dos principais especialistas da área das renováveis, a nível nacional e internacional, entre eles Patrícia Fortes, da Universidade Nova, Manuel Collares Pereira, da Universidade de Évora, António Vidigal, da EDP Inovação, Victor Batista, da REN, e Pedro Silva da EFACEC, e responsáveis da WindEurope e da SolarPower Europe.

E acrescentou, depois, na sua intervenção, no primeiro painel da manhã: «estamos num ponto de viragem no sector. Temos de nos preparar com tempo».

Teve ainda lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2017 - uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas relacionadas com electricidade de origem renovável (este ano apenas de mestrado).

As melhores candidaturas estiveram expostas ao público, no espaço da conferência.

Saiba mais sobre a conferência da APREN na edição impressa de Novembro da nossa revista, com a reportagem completa sobre o evento.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial