Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energia limpa para os consumidores europeus

Revista O Instalador26/10/2017
“Pacote energia limpa para os consumidores europeus – objectivos e propostas”. É este o tema do 9.º Encontro anual da ELECPOR - Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico, que terá lugar a 3 de Novembro, no Hotel Intercontinental, em Lisboa.
Imagen

As medidas propostas pela Comissão Europeia, no sentido de acelerar a transição para uma economia energética “limpa”, através do conjunto de documentos que integram o chamado “Pacote Energia Limpa para os Consumidores Europeus”, será o tema em debate neste encontro.

«Apresentado há precisamente um ano, este é, de todos os documentos publicados nesta área, o mais vasto e o mais ambicioso, indo muito além dos três pacotes legislativos sobre energia produzidos entre o final dos anos 90 e o início da década de 2000. Merece destaque o papel central atribuído aos consumidores/produtores (“prosumers”) no futuro sistema eléctrico europeu, graças a novos direitos dos consumidores e a um mercado mais flexível cuja configuração e modo de funcionamento se pretende reformular», salientam os organizadores.

Entre algumas metas ambiciosas a Comissão Europeia pretende reduzir as emissões de CO2 (40% até 2030), modernizar a economia e garantir crescimento económico e emprego para os cidadãos europeus.

As propostas do Pacote procuram servir três objectivos principais: prioridade à eficiência energética, liderança mundial em energia a partir de fontes renováveis e condições equitativas para os consumidores.

Segundo o Director-Geral da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico, João do Nascimento Baptista, «as iniciativas do Pacote têm estado em discussão no Parlamento e no Conselho Europeus, havendo variadas propostas de emendas, designadamente quanto às metas a atingir em determinadas datas. As discussões prosseguem e, como tal, a ELECPOR considerou oportuno debater e analisar este tema com personalidades de relevo do sector eléctrico, a nível nacional e internacional».

«Mais do que nunca, é importante divulgar, esclarecer e analisar algumas das propostas mais relevantes bem como as suas possíveis consequências para o mercado eléctrico, investidores e consumidores», sublinha.

Na primeira parte do Encontro haverá duas intervenções: a primeira, a cargo de Stephen Woodhouse, director da Poyry Management Consulting, intitulada “Overview of Clean Energy Package proposals”.

A segunda, a cargo de António Coutinho, Administrador da EDP Comercial, intitulada “Price - The missing link”.

Na segunda metade dos trabalhos terá lugar uma Mesa Redonda moderada por João Nascimento Baptista, Director geral da ELECPOR, subordinada ao tema “Viabilidade de Objectivos e Coerência das Propostas”, em que, para além dos conferencistas anteriores,

participam Victor Baptista, Director geral da REN; Júlia Seixas, Professora da Faculdade Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa; Ana Quelhas, Directora do Planeamento Energético da EDP e João Torres, Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial