218820160    oinstalador@gmail.com

A Caleffi, atenta à importância da questão da eficiência energética nos edifícios, desenvolveu uma série de soluções cuja aplicação conduzirá a uma maior poupança energética, garantindo paralelamente um rendimento otimizado dos sistemas. Deste modo, de seguida, analisaremos duas soluções importantes: os grupos de circulação de alta eficiência para instalações solares da gama das energias renováveis, e os separadores de sujidade DIRTMAG® e DIRTMAGSLIM®, que maximizam o rendimento das fontes renováveis.


Grupos de circulação HE para instalações solares, série 278 – 279

Os grupos de circulação são utilizados no circuito primário das instalações solares para a regulação da temperatura no termoacumulador. O circulador no interior dos grupos é ativado pelo sinal proveniente do regulador.

Nos grupos estão inseridos os dispositivos funcionais e de segurança para o controlo optimizado do circuito. Estes grupos estão disponíveis com ligação de ida e retorno ou apenas com ligação de retorno. Esta última versão está disponível sem e com predisposição para ligação ao regulador digital.

Os grupos possuem circulador de alta eficiência com controlo PWM. Acoplados ao regulador digital Delta- Sol® SLL (cód. 278005) com controlo PWM (opcional) são adequados para a gestão e controlo de 9 diferentes tipos de instalações solares.

Separadores de sujidade DIRTMAG® série 5453 e DIRTMAGSLIM® série 5451 – 5452

Os separadores de sujidade separam as impurezas contidas nas instalações de climatização, recolhendo-as numa ampla câmara de decantação, da qual podem ser expelidas mesmo com a instalação em funcionamento. O anel magnético amovível retém as impurezas ferromagnéticas.

O separador de sujidade DIRTMAG® pode ser instalado em caldeiras e em bombas de calor, quer em tubagens verticais, quer horizontais, através da sua ligação ajustável.

Graças à sua dimensão compacta, o separador de sujidade DIRTMAGSLIM® é específico para instalação em tubagens horizontais sob as caldeiras murais, onde não seja possível, por questões de espaço ou outros motivos, a utilização de separadores tradicionais.

Quando comparados com os sistemas de filtragem tradicionais, estes separadores de sujidade garantem a redução das perdas de carga de forma contínua, logo a diminuição dos consumos das bombas, e consequentemente o aumento da eficiência energética.

Concluindo, são claras as vantagens de utilização destas soluções, que asseguram uma maior poupança energética, com períodos de retorno do investimento bastante reduzidos.

Saiba mais sobre a Caleffi Portugal em: http://www.caleffi.com/portugal/pt

*Artigo publicado na edição de Dezembro de 2016 da revista O Instalador


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview