218820160    oinstalador@gmail.com

Curso tem lugar de 6 a 10 de Fevereiro.


As comunicações sem fios (wireless), nomeadamente as comunicações via rádio frequência, têm conhecido um crescimento exponencial, quando pretendermos elevar o conceito de internet para internet das coisas (IoT ) ou a internet de tudo.

A indústria tem vindo a interessar-se, nos últimos anos, seja pela área da IoT – Internet of Things, pelas comunicações de baixo consumo e longo alcance, as chamadas NB (Narrow Band) communications, e/ou pelas comunicações totalmente passivas, das quais o sistema mais completo é o RFID.

O curso IoT COMMUNICATIONS, que a UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, se propõe realizar de 6 a 10 de Fevereiro, em horário laboral (09h00-13h00/14h00-18h00), abordará temas relacionados não só com projectos de rádio frequência destas tecnologias como aspectos protocolares de diversas normas que começam a aparecer no mercado.

O objectivo principal do curso «é fornecer aos formandos conceitos teóricos e práticos necessários para poderem desenvolver e tomar decisões de aquisição de projectos de sistemas de rádio comunicações para os novos paradigmas de IoT, NBC e RFID», adiantam os promotores.

O curso abordará conceitos de projecto e desenvolvimento de antenas, circuitos de RF narrow band, sistemas de software defined radio e de interligação dos mesmos com toda a camada MAC e as comunicações necessária para implementar uma rede de baixo consumo e longo alcance.

Os destinatários preferenciais deste curso são engenheiros de electrónica e telecomunicações, electrotécnica e computadores e afins.

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Nuno Borges Carvalho, professor catedrático no Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro e Investigador Sénior no Instituto de Telecomunicações, que ministrará o curso juntamente com José Neto Vieira e Arnaldo Oliveira, ambos professores auxiliares no DETI.

Inscrições e informação mais detalhada disponíveis aqui.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview