Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ISQ participa em projecto para materiais nas indústrias Automóvel e Aeronáutica

Revista O Instalador01/11/2017
O ISQ foi convidado a integrar o projecto HiPA2l (High Performance Additive manufacturing of Aluminium alloys) que tem como objectivo desenvolver novas ligas de alumínio, destinadas a processos de fabrico ou manufactura aditiva, sob a forma de fio de soldadura, para a construção de componentes camada a camada.
Imagen

O consórcio é formado por quatro parceiros austríacos (AIT-LKR, SinusPro, MatCalc Engineering e TU Wien) e um Português (ISQ) e vem revolucionar os materiais usados na aeronáutica, sector automóvel e outros.


«Estamos a falar da Industria 4.0 em plena ação onde as competências e o know-how do ISQ foram reconhecidos como uma mais-valia pelo consócio Austríaco», refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.


«A inovação no desenvolvimento destas ligas inclui um conjunto de propriedades superiores em resistência, alongamento, resistência à corrosão e fabrico de novas formas mais complexas o que é muito importante para sectores como o automóvel e a aeronáuticas por exemplo», acrescenta Pedro Matias.


O impacto esperado inclui novos fios desenvolvidos para melhorar o desempenho, a eficiência e a produtividade em indústrias como a aeronáutica e a automóvel, incluindo também o conhecimento aprofundado da metalurgia das ligas, desde a matéria-prima até à produção de componentes.


No fundo, o resultado do projecto pode aplicar-se a qualquer indústria que utilize ligas de alumínio e pretenda fabricar produtos por fabrico aditivo, ou seja, passando por uma só fase em vez de vários processos .


«A poupança de tempo e de recursos é enorme pois as etapas em termos de processo são menores», salienta o presidente do ISQ.


As ligas vão ser produzidas no parceiro AIT-LKR.


A intervenção do ISQ foca-se na caracterização dos componentes produzidos com as novas ligas desenvolvidas recorrendo-se, principalmente, a ensaios mecânicos, controlo não destrutivo e resistência à corrosão.


O HiPA2l é financiado pelo Programa Horizonte 2020, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial