218820160    oinstalador@gmail.com

Planetiers – Gathering 2017 trouxe a Lisboa o professor Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da paz em 2007. O evento decorreu no dia 9 de Novembro, no Hub Criativo do Beato, em Lisboa


Texto e foto: José Alex Gandum

 

O professor Mohan Munasinghe foi um dos principais intervenientes na redacção do Acordo sobre o Clima, assinado em Paris por todos os países do mundo em Dezembro de 2015. É o embaixador internacional do projecto Planetiers, um marketplace sustentável onde os consumidores podem encontrar produtos e serviços sustentáveis para o planeta.

 

O Planetiers – Gathering 2017 constou de uma conferência com Mohan Munasinghe, moderada por Pedro Pinto, jornalista da TVI. No seu discurso, o Professor começou por dizer que gostava muito de Portugal e que se «sentia um português adoptado», ao que a assistência reagiu com um forte aplauso.

 

 

Em seguida, confrontado com a questão posta por Pedro Pinto de que estávamos em Novembro mas o Outono não se tinha ainda manifestado, o especialista alertou para que estas situações climatéricas vão ser cada vez mais frequentes, e isto tudo devido às alterações climáticas provocadas em grande parte pelo modo de vida dos humanos.

 

A conferência prolongou-se por mais de uma hora onde foram abordados os principais temas ambientais, climatéricos, sociais e económicos que preocupam e ameaçam as populações em todo o mundo. No fim, houve um período de debate onde pessoas da assistência puderam colocar algumas questões ao mentor do projecto Planetiers.

 

Houve ainda tempo para a intervenção do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, que realçou ser Lisboa uma cidade virada para a sustentabilidade, enumerando muitas das coisas que já se fizeram na capital portuguesa e outras que ainda é possível fazer ou melhorar.

 

A última “intervenção” pertenceu a alguns dos parceiros da Planetiers, em especial a Delta, a Unicer, os Vinhos Reccua ou a ETIC. Os convivas puderam degustar a gastronomia e provar os vinhos e outras bebidas genuinamente sustentáveis.

 

Como conclusão, os principais rostos da Planetiers, Sérgio Ribeiro e Carlos Carvalho sublinharam que «acreditamos que é neste registo de união e missão comum que conseguiremos intervir naquele que é o maior movimento de transformação sustentável do nosso mercado, cidades e sociedade».

 

No Planetiers – Gathering 2017 estiveram ainda presentes representantes de outros parceiros, como a Câmara Municipal de Lisboa, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Running Wonders EDP, Greenfest, BCSD, DLA Piper, Câmara Municipal de Guimarães, EDP e a Sociedade Ponto Verde. Mais informação em www.planetiers.com

 

O tema será abordado e desenvolvido na edição de Dezembro de 2017 de O Instalador.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview