Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Nobel da Paz Mohan Munasinghe em Lisboa a convite da Planetiers

Revista O Instalador10/11/2017
Planetiers – Gathering 2017 trouxe a Lisboa o professor Mohan Munasinghe, Prémio Nobel da paz em 2007. O evento decorreu no dia 9 de Novembro, no Hub Criativo do Beato, em Lisboa
Imagen

Texto e foto: José Alex Gandum

O professor Mohan Munasinghe foi um dos principais intervenientes na redacção do Acordo sobre o Clima, assinado em Paris por todos os países do mundo em Dezembro de 2015. É o embaixador internacional do projecto Planetiers, um marketplace sustentável onde os consumidores podem encontrar produtos e serviços sustentáveis para o planeta.

O Planetiers - Gathering 2017 constou de uma conferência com Mohan Munasinghe, moderada por Pedro Pinto, jornalista da TVI. No seu discurso, o Professor começou por dizer que gostava muito de Portugal e que se «sentia um português adoptado», ao que a assistência reagiu com um forte aplauso.

Em seguida, confrontado com a questão posta por Pedro Pinto de que estávamos em Novembro mas o Outono não se tinha ainda manifestado, o especialista alertou para que estas situações climatéricas vão ser cada vez mais frequentes, e isto tudo devido às alterações climáticas provocadas em grande parte pelo modo de vida dos humanos.

A conferência prolongou-se por mais de uma hora onde foram abordados os principais temas ambientais, climatéricos, sociais e económicos que preocupam e ameaçam as populações em todo o mundo. No fim, houve um período de debate onde pessoas da assistência puderam colocar algumas questões ao mentor do projecto Planetiers.

Houve ainda tempo para a intervenção do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, que realçou ser Lisboa uma cidade virada para a sustentabilidade, enumerando muitas das coisas que já se fizeram na capital portuguesa e outras que ainda é possível fazer ou melhorar.

A última “intervenção” pertenceu a alguns dos parceiros da Planetiers, em especial a Delta, a Unicer, os Vinhos Reccua ou a ETIC. Os convivas puderam degustar a gastronomia e provar os vinhos e outras bebidas genuinamente sustentáveis.

Como conclusão, os principais rostos da Planetiers, Sérgio Ribeiro e Carlos Carvalho sublinharam que «acreditamos que é neste registo de união e missão comum que conseguiremos intervir naquele que é o maior movimento de transformação sustentável do nosso mercado, cidades e sociedade».

No Planetiers - Gathering 2017 estiveram ainda presentes representantes de outros parceiros, como a Câmara Municipal de Lisboa, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Running Wonders EDP, Greenfest, BCSD, DLA Piper, Câmara Municipal de Guimarães, EDP e a Sociedade Ponto Verde. Mais informação em www.planetiers.com

O tema será abordado e desenvolvido na edição de Dezembro de 2017 de O Instalador.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial