218820160    oinstalador@gmail.com

Portal “Poupa Energia” ajuda a escolher o comercializador de electricidade e gás natural mais adequado para cada consumidor.


O portal “Poupa Energia”, gerido pela ADENE- Agência para a Energia, estará disponível desde esta terça-feira aos consumidores de gás e electricidade e irá facultar toda a informação sobre as ofertas de comercializadores de electricidade e gás natural no mercado liberalizado, permitindo agora a cada consumidor, proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador. 

A ADENE- Agência para a Energia, foi a entidade nacional incumbida do exercício da actividade de Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC), no âmbito do Sistema Eléctrico Nacional (SEN) e do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN), através do decreto-lei nº 38/2017 de 31 de março. 

Este portal acessível através do endereço www.poupaenergia.pt, permite ao consumidor através de uma ou mais simulações, verificar com maior exactidão o seu perfil de consumo e determinar de uma forma simples, rápida, esclarecida e transparente, os tarifários e respectivos comercializadores que mais se adequam ao seu caso concreto.

Visando servir um universo de 6.1 milhões de consumidores de electricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal “Poupa Energia” disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética na forma de dicas e artigos, possibilitando a pesquisa de perguntas frequentes (FAQs), e informação sobre a Tarifa Social. 

«Esta plataforma pretende informar e formar o cidadão consumidor de energia, dotando-o do máximo conhecimento sobre os mais variados aspectos do mercado energético liberalizado, de forma a possibilitar as melhores opções na defesa do interesse de cada um», explica João Paulo Girbal, presidente da ADENE, concluindo que o objectivo primeiro desta ferramenta digital é aportar mais transparência e eficiência ao mercado liberalizado de energia.  

O portal “Poupa Energia” permite a prestação de um apoio directo a quem o solicitar, garantindo assim uma maior proximidade com o consumidor, ao mesmo tempo que se assegura que o seu funcionamento está em conformidade com as mais recentes determinações da CNPD - Comissão Nacional de Protecção de Dados sobre protecção de dados e marcará presença na rede de espaços do cidadão gerida pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa.   


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview