218820160    oinstalador@gmail.com

«As emissões de CO2 estão a aumentar de novo e o Acordo de Paris está em perigo», sublinhou o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na Cimeira que está a decorrer em Bona.


Texto e Foto: José Alex Gandum 

António Guterres recorreu à sua conta oficial do Twitter para alertar que as emissões de CO2 continuam a aumentar, apesar do Acordo de Paris contra as Alterações Climáticas ter entrado em vigor na maioria dos países há cerca de um ano. 

Guterres pediu aos países signatários que «façam o melhor possível», exortando todos os líderes mundiais a ter uma maior ambição na luta contra as alterações climáticas.

Estas declarações foram proferidas na passada terça-feira, ainda antes de António Guterres ter chegado à Cimeira de Bona, na Alemanha, a designada COP23, que está a decorrer esta semana. 

As reuniões a níveis ministeriais começaram ontem, Quarta-feira, e destinam-se a acertar os instrumentos legais a serem aprovados na Cimeira que se vai realizar em Katowice, na Polónia, em 2018, para implementar plenamente o Acordo de Paris sobre o Clima. 

Recorde-se que este Acordo foi assinado em 2015 por todos os países do mundo e ratificado por 169 países daí para cá.

O Acordo é a principal conquista  na luta contra o aquecimento global e tem como objectivo que a temperatura média não suba mais que dois graus centígrados até 2100.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview