218820160    oinstalador@gmail.com

Desde 2013 que a AREANATejo continua a desenvolver o mapeamento de potencial solar no Alto Alentejo


Texto: Revista O Instalador

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) dispõe de uma rede de medida de radiação solar global em diversos municípios do distrito de Portalegre. O Instituto Português de Energia Solar (IPES) tem colaborado na análise e tratamento dos dados de radiação solar. Esta rede conta actualmente com onze municípios munidos de piranómetros  para medição da radiação solar global: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Elvas, Fronteira, Gavião, Monforte, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

A referida rede começou a operar em 2013, e actualmente a estação meteorológica automática, considerada central, está localizada no Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre (ESTG-IPP). De modo a compilar os dados recolhidos, num período temporal uniforme para todas as estações, foi elaborado um relatório sumário das medições de radiação solar global no distrito de Portalegre.

Segundo a AREANATejo, o mapeamento solar daquela região permitirá alcançar dois objectivos: promover o aproveitamento da energia solar, térmica e fotovoltaica, com recurso a tecnologias de concentração; e caracterizar e avaliar o recurso solar para o dimensionamento, financiamento e instalação de centrais com tecnologias de concentração solar de pequena, média e grande dimensão.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview