Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Economia Circular: a economia amiga do ambiente

Revista O Instalador21/11/2017
A transformação de resíduos em matérias-primas que originem novos produtos, promovendo a reutilização e recuperação de forma inovadora, é um dos princípios da denominada Economia Circular.
Imagen

Apesar de apresentar muitas vantagens, entre as quais a redução drástica de resíduos gerados pelas várias indústrias, em Portugal ainda se estão a dar os primeiros passos na Economia Circular.

Para debater os objectivos estratégicos, os desafios e as oportunidades que este tipo de economia apresenta, a Universidade de Coimbra (UC) e a Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) promovem o Workshop “Economia Circular em Geotecnia Ambiental”, a 22 de Novembro.

A iniciativa, a decorrer no auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil, Polo II da UC, tem início às 9 horas, com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, que vai abordar o tema “Plano de Acção para a Economia Circular”.

A Economia Circular apresenta muitas oportunidades, mas também muitos desafios. E há um longo caminho a percorrer. Por exemplo, « n aárea da construção civil, gera-se uma enorme quantidade de resíduos que podem ser usados como matérias-primas em outras áreas de negócio. Um exemplo muito simples: quando se procede à demolição de um prédio, o betão pode perfeitamente ser usado para pavimentos ou muros de jardins», ilustra Fernando Pedro Figueiredo, da comissão organizadora do Workshop e docente da FCTUC.

Ao apostar na prolongação do ciclo de vida dos produtos, transformando-os em novos produtos de valor, a Economia Circular «promove uma maior colaboração entre os vários sectores da indústria, reduz os resíduos e contribui para uma maior sustentabilidade de recursos e para o combate às alterações climáticas», acentua o docente.

Segundo a Comissão Europeia, prevê-se que as medidas de prevenção dos resíduos, concepção ecológica, reutilização e outras ações de economia circular possam gerar poupanças de cerca de 600 mil milhões de euros às empresas da União Europeia (cerca de 8% do total do seu volume de negócios anual) e, simultaneamente, permitir uma redução de 2 a 4% das emissões totais anuais de gases de efeito de estufa. (fonte: Comissão Europeia - Circular Economy Package: Questions & Answers, Dezembro de 2015).

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial